Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Manifestação

Famílias de detentos fazem manifestação por melhorias no sistema prisional do AM

Dentre as denúncias dos familiares estão agressões aos detentos, transferência sem aviso prévio, falta de atendimento médico e revistas inadequadas



a5b9d956-8992-4750-be7d-7b5823accc28_B2604A2D-B3A8-45A7-921F-9A0A646F1C44.jpg Foto: Gilson Mello
26/07/2021 às 13:21

Dezenas de familiares de detentos fizeram uma manifestação para reivindicar melhorias no sistema prisional, na manhã desta segunda-feira (26). O ato ocorreu em frente à sede do Fórum Ministro Henoch Reis, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus.

A diferença de tratamento entre os detentos é uma das reivindicações. Outros problemas destacados por familiares estão a falta de atendimentos médicos para internos, a ocorrência de agressões contra presos por parte de funcionários, internos em regimes diferenciados, além de pessoas não capacitadas para realização de revistas dentro de presídios, dentre outros.

“A gente não quer luxo para eles. Nós só queremos os direitos deles”, disse um dos familiares à reportagem. Outra familiar ressaltou, durante a manifestação, que presos são transferidos sem haver comunicação prévia aos parentes. “Nós não queremos regalias. As melhorias que nós queremos estão na lei. Eles apanham nos corredores, eles são judiados, como que as pessoas querem que eles mudem desse jeito, tratando eles mal? A prioridade do interno é a visita deles e eles tiram, eles fazem transferência do interno sem motivo. Nós só queremos que as autoridades verifiquem o que está acontecendo dentro das unidades”, disse uma mulher à reportagem.

Outros pedidos estão kits de higiene aos detentos e ainda vistoria aos presídios do Amazonas. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) não emitiu nota, até então, referente às manifestações de familiares ocorridas nesta segunda-feira, apenas ressaltou que pasta e órgãos de controle traçam medidas de enfrentamento a ações planejadas por organização criminosa. Uma reunião com diversos órgãos que compõe o sistema de segurança do Amazonas, ocorreu na última sexta-feira (23), a fim de alinhar a adoção de medidas de segurança nas unidades prisionais da capital.

A Seap afirmou ainda que com o objetivo de manter a segurança no sistema prisional, todas as visitas programadas para segunda-feira (26/07) serão transferidas para terça-feira (27/07). E novas alterações nos dias de visita não estão descartadas.



News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.