Publicidade
Cotidiano
EM NOVA YORK

FAS participa do encontro de líderes da Rede SDSN, da Organização das Nações Unidas

Evento reuniu especialistas em desenvolvimento sustentável do mundo inteiro, entre eles o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana. 19/09/2016 às 21:24
Show img 2962
Virgílio Viana (à esq,) compareceu ao evento da ONU representando a FAS (Foto: Divulgação)
acrítica.com Manaus (AM)

Depois de 10 meses de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) avaliou nesta segunda-feira (19) os avanços, desafios e a implementação da agenda global, vigente até 2030. O tema foi pauta do encontro de líderes da rede (Leadership Council) que aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro em Nova York. 

Participaram do evento especialistas em desenvolvimento sustentável de várias partes do mundo, dentre eles o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgilio Viana, o presidente da rede, Jeffey Sachs, além do primeiro ministro da Indonésia, Banbang Permadi, da ministra de Meio Ambiente do Marrocos, Hakima El Haite, e da secretária executiva da Convenção de Mudanças Climáticas da ONU (UNFCCC), Patricia Espinoza.

Durante o evento, houve consenso da importância de uma mobilização global mais efetiva em prol das metas, assinadas por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2015, em Paris.

“A agenda 2030 é mais que uma agenda ambiental: é uma agenda social, econômica, política e que precisa de mobilização de todos os atores, da universidade, dos jovens e da sociedade civil”, destacou o líder da rede, indicado em 2012 pelo secretário geral Ban-Kimoon, Jeffrey Sachs.

Em âmbito regional, a Amazônia teve espaço para várias contribuições. O co-chair da rede para a Bacia Amazônica, Virgilio Viana, ressaltou o papel das populações tradicionais na conservação da floresta nativa, e dos esforços em rede para replicar essas ações por mais localidades. Para ele, o clima em relação a Agenda 2030 é de preocupação, mas com otimismo:

“O encontro teve uma agenda muito importante para tratar da urgência do acordo de Paris, com líderes muito importantes, e que mostraram a necessidade de todos agirem com urgência”, destacou.

Amazônia na agenda

O Leadership Council da SDSN é parte dos eventos paralelos que acontecem durante a 71ª Assembleia Geral da ONU. Durante a semana também acontece a Semana do Clima (Climate Week), que terá um dia temático sobre a Amazônia, o Amazon Day.

O evento é promovido pela SDSN-Amazônia, e reunirá especialistas, estudantes e sociedade civil para a troca de experiências sobre soluções sustentáveis na região, realizado simultaneamente no Brasil, Colômbia e Peru, e transmitido gratuitamente na internet.

Inscrições podem ser feitas no link.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade