Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021
Requerimento pendente

Fausto Junior retira assinatura para criação da ‘CPI da Pandemia’ na Aleam

Com a retirada da assinatura de Fausto a CPI da Pandemia ficou com seis assinaturas. São necessárias oitos assinaturas para que a presidência da Casa leia o requerimento e instale a comissão investigatória



63973E35-6762-4CF7-B890-5A1D4CEB9F81_361C9455-D33A-4BF2-9B45-D67A9DE6373F.jpeg Foto: Reprodução/Internet
07/07/2021 às 11:12

O deputado estadual Fausto Junior (MDB) anunciou durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) desta quarta-feira (7) que vai retirar sua assinatura depositada para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia cujo requerimento é de autoria do deputado oposicionista Dermilson Chagas (Podemos).

"A partir deste momento vou retirar a assinatura da CPI da Pandemia e vou aguardar que de forma amadurecida os colegas desta Casa sentem até porque é impossível termos duas CPIs ao mesmo tempo. Eles que sentem (Deputado Péricles e Dermilson Chagas) ”, afirmou Junior. 



Fausto criticou Dermilson Chagas por, na opinião dele, o parlamentar de oposição se comportar de maneira "conveniente" e “tripudiar os colegas” por ter um requerimento de CPI ser debatido na Casa.

“Quando você não concorda com a CPI você não vai tripudiar do colega. Você entra com requerimento e complementa, você entra com a outra CPI, se for o caso. Da maneira que o deputado Péricles fez. Não peço outra porque estou envergonhado como esta Casa está sendo criticada por emperrar uma CPI por vaidade", disse sem citar o nome de Dermilson.

Fausto Junior foi relator da CPI da Pandemia instalada na ALE-AM no ano passado durante a primeira onda de covid-19 no Amazonas. O deputado editou ontem um requerimento que solicita a ampliação do escopo de atuação da CPI da Pandemia para apurar o fato determinado da aquisição, distribuição e aplicação de vacinas, assim como investigar as políticas de medidas restritivas adotadas no Amazonas.

Na sessão da última terça-feira (6), o deputado estadual e ex-presidente da CPI da Pandemia, delegado Péricles (PSL) apresentou requerimento para criação da 'CPI da Asfixia' para apurar o colapso do oxigênio ocorrido na capital e municípios do interior, justificando não haver fato específico no pedido de Chagas. 

Com a retirada da assinatura de Fausto a CPI da Pandemia ficou com seis assinaturas. O requerimento da CPI da Asfixia está a três assinaturas da instalação. São necessárias oitos assinaturas para que a presidência da Casa leia o requerimento e instale a comissão investigatória. 

A CPI da Pandemia do Senado que foi instalada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tinha como escopo único a investigação da falta de oxigênio em Manaus. Contudo, após pressão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) ampliou e incluiu na investigação o suposto desvio de verbas públicas federais para o combate à pandemia. 

O movimento foi considerado por deputados oposicionistas como ação de Péricles para brecar o requerimento de autoria do deputado Wilker Barreto e Chagas, os dois do Podemos. Na proposta do Podemos foram apresentados sete pontos para investigação, inclusive questões relacionadas a pagamento de contratos do Sistema Penitenciário.

Fausto afirmou que não é contra a apuração de contratos referente às prisões, mas adicionou que uma CPI sobre a saúde não tem atribuição para tal. 

Wilker Barreto chamou a CPI proposta por Péricles de “governista” e concordou com reparos na redação do requerimento. O parlamentar adiantou que o Podemos vai indicar o nome de Dermilson para fazer parte da CPI. Chagas confirmou que ele e Barreto vão assinar o requerimento de Péricles. 

“O que ficou bem claro ontem foi a manobra da base do governo. Vamos assinar sim a CPI do deputado Péricles que tem como fato determinado o oxigênio que está lá e por causa de um item (...) Levou quatro meses para arranjar uma outra CPI, mas arranjou”, discursou.

*Essa matéria foi atualizada


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.