Publicidade
Cotidiano
Notícias

Fiação perigosa retira a beleza da paisagem

Emaranhadode problemas, Especialistas advertem que está na hora de tirar os fios dos postes 09/02/2013 às 21:51
Show 1
Emaranhado formado por fios de energia, telefone e emissoras de TV a cabo
Carolina Silva Manaus (AM)

Um emaranhado de fios cresce sem ordem e se alastra por Manaus. São fios de energia, incluindo ‘gatos’, e de carona as fiações das empresas de TV a cabo, de telefonia e de Internet. Para desatar esse nó a solução é enterrá-los.

O problema das fiações aéreas - perigosa, feia e confusa - tem sido resolvido em muitas cidades pelo mundo. Nos últimos tempos, houve um aumento significativo de serviços colocados à disposição dos consumidores, os quais, necessitam para a sua instalação da extensão de redes, que poderiam ser em sua maioria subterrânea. Mas, em Manaus, a opção é sempre a fiação aérea.

A paisagem urbana tem grande importância, principalmente numa cidade como Manaus que, ao passar dos anos, teve construções irregulares erguidas prejudicando o visual. “A parte estética da cidade fica muito a desejar em função da fiação ser toda aérea”, afirma o arquiteto urbanista Carlos Araújo, presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Amazonas. “Isso deixa a cidade extremamente feia”, afirma o arquiteto Jaime Kuck.

 

 

**A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa

Publicidade
Publicidade