Fifa irá investigar escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022
A Rússia ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo em 2018 e o Qatar em 2022. O consultor anti-corrupção da Fifa, Mike Pieth, disse que a investigação é chave para a modernização do futebol

O Comitê Executivo da Fifa investigará o processo de escolha dos países sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022. Rússia e Qatar, respectivamente, ganharam o direito de sediar os torneios em um processo de escolha conjunta repleto de suspeitas de compra de votos.
A investigação faz parte das reformas anti-corrupção iniciadas pelo presidente Joseph Blatter. O Comitê apontará advogados para comandarem um processo de investigação independente.
O consultor anti-corrupção da Fifa, Mike Pieth, disse que a investigação é chave para a modernização do futebol.
“Isso é fundemental para a modernização. Iremos encontrar com pessoas que participaram das votações, e colocar tudo às claras” afirmou Pieth ao jornal inglês The Guardian
A votação foi realizada em dezembro de 2010 e foi marcada pela alegação de que alguns membros teriam recebido pagamentos ou favores para fazerem parte de um pacto que privilegiasse as candidaturas do Qatar e a de Portugal-Espanha. A Rússia ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo em 2018 e o Qatar em 2022.