Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Semana de Niels Bohr

Físicos discutem invenção da bomba atômica na Semana de Bohr

Semana dedicada ao cientista dinamarquês que possibilitou a invenção da bomba atômica mobiliza comunidade acadêmica da Ufam nesta terça-feira



1.jpg Ex-reitor da Ufam e professor do Departamento de Física, Hidembergue Frota, falará sobre a teoria atômica de Niels Bohr
24/09/2013 às 10:42

O físico dinamarquês Niels Bohr está mais atual do que nunca e isso cem anos depois de ter inventado o modelo atômico. Em Manaus, o Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realiza de hoje  até sexta-feira, uma série de atividades para comemorar – pesquisando e aprendendo – o centenário do modelo atômico de Bohr.

Programações de vários níveis estão acontecendo em diferentes cidades do Brasil e do mundo tendo as realizações desse físico que morreu aos 77 anos em novembro de 1962, como tema central. No ICE a Semana de Bohr é coordenada pelo professor de Física Adelino Ribeiro.  O pesquisador afirma que essa é uma oportunidade para os estudantes de todas áreas, dos ensinos fundamental, médio, universitário e de pós-graduação em conhecer e debater as ideias de uma das figuras mais emblemáticas do século 20, considerado, depois de Einstein, o maior físico-filósofo. Os estudos de Bohr possibilitaram a compreensão da estrutura atômica e da física quântica e foi no cálculo da energia liberada pela quebra do núcleo atômico  que  o físico também viveu um dos seus maiores pesadelos: a forma de uso da bomba atômica pelos EUA.

Ganhador do Prêmio Nobel de  1922, o pacifista Niels Henrick Bohr fez longas negociações, sem êxito, com o então presidente norte-americano Franklyn Roosevelt, e o primeiro-ministro inglês  Winston  Churchill, para que a bomba atômica tivesse uma forma específica de uso contraria aquela a que foi usada. O “mundo aberto”, defendido pelo físico dinamarquês estava no auge das fronteiras fechadas.

Programação

A abertura da Semana de Bohr no Amazonas será às 9h de hoje, no auditório da Faculdade de Direito da Ufam, no campus universitário, pela reitora Márcia Perales, seguindo-se de conferência sobre “A Teoria Atômica de Bohr”, pelo professor-doutor Hidembergue Frota, do  Departamento de Física.  Às 14h, no mesmo local, o professor-mestre Esteves de C. Junior, abordará o tema “Ideia de Átomo e a Aprendizagem de Conceitos Físicos”; e às 18h, o professor-mestre Marcílio de Freitas falará sobre “Amazônia e Niels Bohr: proposições e desafios”.



Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.