Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
DICAS

Formas de alcançar sucesso na internet como advogado

A internet pode ajudar muito na divulgação do trabalho de advogados. Criar blogs e perfis nas redes sociais de um escritório de advocacia pode colaborar para o aumento de clientes



504446-PHS4JU-729_782AAA16-2928-41F1-8C5C-5D68D0795456.jpg Foto: Divulgação
26/07/2021 às 15:38

Formas de alcançar sucesso na internet como advogado

A internet pode ajudar muito na divulgação do trabalho de advogados. Criar blogs e perfis nas redes sociais de um escritório de advocacia pode colaborar para o aumento de clientes.



Como um blog jurídico pode ajudar na carreira de um advogado

Ter um blog jurídico mostra que você conhece bem os assuntos pertinentes às áreas do direito, o que faz com que você tenha destaque em sua profissão.

Assim, isso se torna um diferencial diante outros advogados, situação que faz com que você fique mais conhecido na internet por conta da sua área de atuação e se torne uma referência, conseguindo mais clientes.

Para melhorar seu relacionamento com seu público alvo, tente solucionar possíveis dúvidas que forem compartilhadas por leitores na parte destinada aos comentários, pois essa atitude demonstra que você tem conhecimento para entender a situação de alguém e também, que dá atenção ao seu público.

Por que criar redes sociais do escritório de advocacia?

Nos dias atuais, as pessoas valorizam muito as redes sociais. Instagram e Facebook são aplicativos quase que universais, tendo em vista que são acessados diariamente por milhares de usuários.

Com base nisso, fazer redes sociais da sua marca pode contribuir para que essa se torne mais famosa, além de servir para que os clientes entendam como funciona o seu método de trabalho e detalhes sobre seu escritório, como horário de funcionamento e localização.

Mas até aí tudo bem, a questão que deve estar em sua cabeça é a de como se destacar nas mídias sociais.

Como perfil profissional há muitas formas de conseguir mais seguidores, como as listadas abaixo:

Responda perguntas em comentários acerca de questões jurídicas

É comum que os usuários de redes sociais façam perguntas jurídicas utilizando as hashtags, como através do Twitter e do Facebook, pois nessas redes há a possibilidade de fazer publicações de textos, ao contrário do Instagram.

Com isso, busque, na medida do possível, responder a essas perguntas por meio do perfil da sua marca, a fim de fazer com que haja maior divulgação do seu escritório, pois saiba que os usuários podem visitar o seu perfil e conhecer sobre os seus serviços e a sua história como advogado.

Assim, essa simples atitude pode acarretar o surgimento de clientes e ajudar na promoção do seu escritório.

Faça publicações sobre leis e direitos do cidadão

Se você começar a manter uma constância nas publicações relacionadas ao direito, é provável que consiga alcançar mais seguidores rapidamente.

Faça publicações que abordem assuntos relevantes e pouco conhecidos acerca dos direitos e deveres do cidadão, além de apontar possíveis falhas que acontecem em decorrência da falta da prática de atitudes que constam nas leis.

Outro ponto importante é o de reutilizar os posts em diversas mídias.

Busque compartilhar o mesmo texto e a mesma foto em várias mídias sociais com o perfil do seu escritório, com o intuito de alcançar pessoas que só possuem uma rede social.

Coloque o depoimento dos seus clientes nos destaques

O Instagram disponibiliza a funcionalidade de colocar destaques de stories no seu perfil. Assim, é possível ter um local para chamar a atenção dos usuários, pois você pode escrever o que quiser nos seus destaques. Logo, arquivar todos os depoimentos de clientes satisfeitos nos seus destaques faz com que as pessoas te valorizem mais como profissional e optem por entregar suas causas a você. Agora, em outras mídias, é possível apenas colocar os depoimentos em publicações.

Contudo, tenha em mente que adicionar depoimentos, tanto em publicações como nos destaques faz com que seu profissionalismo seja transmitido de uma forma mais clara. Embora o advogado tenha várias restrições em relação à publicidade, é direito do cliente divulgar agradecimentos e depoimentos sobre seu trabalho.

Siga pessoas próximas da localização de seu escritório de advocacia

Seguir contas de pessoas que residem em locais próximos ao seu escritório pode colaborar para o seu sucesso como advogado. Isso se dá porque as pessoas, ao receberem a notificação de um novo seguidor, costumam visitar o perfil dessa conta. 

A partir daí, a pessoa conhecerá a existência de um escritório de advocacia próximo a sua região, poderá seguir o perfil e com o tempo, descobrir mais informações sobre o seu trabalho, através das suas publicações, depoimentos de clientes e trajetória como profissional.

Por que trabalhar com o SEO?

Tanto em publicações nas redes sociais, quanto em blogs, utilizar as técnicas de Seo colabora muito no desempenho do seu escritório.
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa alcançar os melhores posicionamentos no Google quando um usuário digita algo relacionado ao propósito do texto.

Assim, destaca-se o ato de utilizar palavras-chave e trabalhar com elas ao decorrer do texto e o de escrever algo relacionado as buscas mais frequentes associadas ao tema.
Como exemplo, caso você seja advogado de família, tente trazer artigos que respondam as principais buscas do Google sobre esse tema, que são “Advogado de família quanto custa”, “Advogado de família on-line”, entre outras buscas.

Trabalhar o SEO de um site é algo extremamente importante porque ajuda a alcançar mais pessoas, no melhor momento, que é quando elas estão buscando solucionar problemas.

Por que fazer lives nas redes sociais?

Lives ajudam a fazer um contato mais real e interativo com o seu público. Em uma linguagem mais coloquial, as pessoas gostam de conhecer a “cara e o jeito” do profissional.

Sabendo que sua imagem exerce grande impacto na impressão que os seus seguidores têm de você, busque falar com a voz firme, persuasiva e procure manter uma postura séria e relacionada aos conceitos que a sociedade tem sobre o que é considerado um bom advogado.

Tente abordar assuntos relacionados à área do direito que você trabalha, como trabalhista, civil, penal, entre outras. Nessas lives, tente expressar domínio em sua área e procure responder, ao vivo, algumas das perguntas realizadas pelos espectadores no chat. 

Defina seu público
Procure se fixar em apenas uma ou duas áreas do direito, ou então, busque abordar assuntos específicos e menos explorados. No direito da família, por exemplo, há advogados que atuam a partir dos pedidos de casamento até à partilha de bens do divórcio ou do espólio da herança. Se especializar em um assunto faz com que você se torne uma referência na sua profissão.

Impulsione sua página e suas redes sociais

Advogados não podem fazer promoções relacionadas a preços e descontos, mas podem escrever livros e promove-los, podem participar de lives e de entrevistas e podem utilizar as redes sociais. Diversas plataformas oferecem a possibilidade de fazer investimentos para promover o seu perfil nas redes sociais.

Essas publicidades podem ser divulgadas em um raio próximo à localização do seu escritório e podem ser configuradas conforme dados do seu público-alvo. Com base nisso, busque destinar uma quantia do seu faturamento para investir na publicidade do seu trabalho e do seu escritório de advocacia.

Para ajudar na gestão das contas do escritório e no pagamento das despesas com marketing nas redes sociais, opte pelo uso de um cartão de crédito que unifique e organize as despesas mensais. O que mais existe é cartão de crédito fácil de ser aprovado pela internet e isso pode contribuir positivamente com o controle dos seus investimentos destinados ao impulsionamento da sua marca.

Considerações Finais

Atuar como advogado é lidar diariamente com desafios e embates, porém, muitos profissionais que são excelentes na sua atuação, não conseguem se desenvolver no mercado por falta de habilidades comerciais ou estratégia para o crescimento e expansão através das mídias sociais e da internet, como um todo.

Seguir as sugestões acima pode ser uma forma de começar a trabalhar melhor a imagem do seu escritório e começar a alcançar um público maior e mais diverso. Faça testes e não se esqueça de criar uma planilha ou arquivo capaz de armazenar e gerenciar seus resultados para análise posterior.

Sucesso!
 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.