Publicidade
Cotidiano
ELEIÇÕES 2018

Fransciso Praciano deve ser candidato do PT ao Governo do Amazonas em 2018

Tratativas anteriores consideravam Praciano como candidato ao Senado e o deputado José Ricardo disputando o governo, mas indicações durante a reunião do diretório do PT, no fim de semana, mostraram outra configuração 19/02/2018 às 20:08 - Atualizado em 20/02/2018 às 13:37
Show fb
Foto: Reprodução/Internet
Camila Pereira Manaus (AM)

O nome do ex-deputado federal Francisco Praciano é um dos indicados, pelo Partido dos Trabalhadores, para disputar o cargo de governador do Estado nas eleições gerais deste ano. Onde o PT não governa, caso do Amazonas, os acordos feitos localmente, incluindo a indicação de nomes, deverão passar pelo crivo da direção nacional da sigla.

No mês passado, à coluna Sim & Não, do Jornal A Crítica, Praciano não descartou a possibilidade de concorrer. “Disse ao PT que quero participar das eleições. Como candidato ao Senado ou governo. Acho que sou uma peça do xadrez do PT. Ele joga como quiser”, afirmou.

Tratativas anteriores consideravam Praciano como candidato ao Senado e o deputado estadual José Ricardo Wedling (PT) disputando o governo, mas as indicações durante a reunião do diretório do partido, no fim de semana, mostraram outra configuração.

“Praciano já havia confirmado que o nome dele estava à disposição para o Senado e também para o governo, se o partido decidir. Há um grupo muito grande que indica o nome de Praciano para governador. O meu nome também estava sendo indicado há algum tempo, alguns continuam defendendo. No coletivo, como outros setores do partido, acham que devo me candidatar à federal”, explicou José Ricardo, nesta segunda-feira (19), acrescentando que os nomes só serão definidos em abril ou maio.

Ainda de acordo com José Ricardo, a sigla defende a criação de uma frente ampla de oposição, que incluem nomes como de Luiz Castro (Rede), Serafim Corrêa (PSB) e Chico Preto (PMN). “Acho que tem que ter uma candidatura que reúna partidos de esquerda, de nomes que tenham mais credibilidade, nomes como uma esperança de governar”, avalia José Ricardo.

O deputado estadual Luiz Castro afirmou que a Rede e o PT possuem afinidades no âmbito estadual.  “Respeitamos o ex-deputado Praciano, temos um carinho por ele. Mas sabemos que ele precisa vir aqui e dialogar pessoalmente. Não é simplesmente fazer uma fala e achar que estão todos alinhados. Temos uma identidade de trabalho em nível estadual, mas temos por outro lado sérias divergências em nível federal”, disse.

Aliança

O vereador Chico Preto (PMN) afirmou que possui convergências de ideias com o  ex-deputado federal Francisco Praciano (PT), mas que não há nada consolidado.

“A gente dialoga já há algum tempo. Não só com Praciano, mas com João Pedro, José Ricardo, dialogamos com vários agentes que estão incomodados com os desdobramentos. Ainda está tudo no campo das possibilidades, mas é preciso acompanhar para que tenhamos um posicionamento para oferecer ao Estado do Amazonas”, disse.

Publicidade
Publicidade