Publicidade
Cotidiano
Notícias

Friagem chega ao Amazonas e temperatura deve oscilar entre 19ºC e 20°C

A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que alerta ainda para a chegada da friagem na capital desta quarta-feira (24) até sexta-feira (26) 24/07/2013 às 08:44
Show 1
Céu nublado, com ocorrência de pancadas de chuvas, está previsto para esta quarta-feira com a chegada de uma forte frente fria
Steffanie Schmidt ---

Se a frente fria que invadiu o Sul do Brasil nas últimas 24 horas é considerada a maior dos últimos 15 anos, segundo a empresa de meteorologia Climatempo, a maior da América Latina, nada mais certo que ela chegará até o Amazonas. No Sul do Estado a friagem, fenômeno de queda brusca de temperatura que pode a ocorrer de maio a agosto na Amazônia, se intensificou nesta terça-feira (23), com registros de 17,6ºC em Eirunepé; 20,9ºC em Boca do Acre e 21,1ºC em Lábrea.

A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que alerta ainda para a chegada da friagem na capital amazonense com temperaturas oscilando entre 19ºC e 20°C desta quarta-feira (24) até sexta-feira (26). A queda é em função da chegada da frente fria na região centro-sul do Estado a partir desta quarta-feira. Nessa região, a temperatura média deverá ficar na casa dos 18ºC.

Segundo o meteorologista Ivan Saraiva, do Inmet, para esta quarta-feira e quinta-feira “a previsão é de céu nublado com ocorrência de pancadas de chuva na região norte do Amazonas. Nas demais regiões, o céu ficará parcialmente nublado com possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva, principalmente entre os períodos da tarde e noite”.

A friagem registrada do Amazonas está sendo ocasionada por uma forte massa de ar polar, vinda da Argentina, que entrou pela região Sul do país entre domingo e segunda-feira, segundo informações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). De acordo com Lucas Mendes, meteorologista do órgão, a massa de ar polar ao se propagar em direção a latitudes mais baixas vai sofrendo modificações e perdendo a intensidade. “No Amazonas, a tendência é que essa onda de ar frio que está ocorrendo no momento perdure até o final desta semana, onde a partir daí a temperatura começa a se elevar gradativamente no decorrer do sábado e domingo, principalmente no sul do Estado”, disse.

Neve

No Sul do País, mais de 80 municípios registraram neve, inclusive em Curitiba, onde não havia ocorrências do tipo desde 1975. Em São José dos Pinhais (PR), por exemplo, as temperaturas mínimas deverão variar entre 5ºC e -1ºC até o final de semana. Em Rondônia, a temperatura mínima deverá ser de 9ºC e no Acre, 10ºC.

Publicidade
Publicidade