Publicidade
Cotidiano
FRIO

Friagem deve levar termômetros aos 15ºC em municípios do interior do Amazonas

De acordo com previsão do tempo disponível no site do INPE, para a próxima sexta-feira (29), municípios como Envira e Guajará devem ter mínimas de 15ºC, com máximas de 31ºC. Já em Pauni e Ipixuna, as mínimas chegam em 16ºC, com máximas de 28ºC e 30ºC, respectivamente 28/04/2016 às 04:00
Show friagem
A cor roxa representa a massa de ar polar que chegou no Sul do Brasil e deve atingir o Amazonas (Foto: MetSul Meteorologia/Divulgação)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Os efeitos da friagem que atinge o Sul do país desde o começo da semana, devem ser sentidos com bastante intensidade em alguns municípios do Sul do Amazonas neste fim de semana. As informações são do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e do Instituto Nacional de Meteorologista. Em alguns locais, as mínimas podem chegar a 15ºC na sexta-feira (29).

De acordo com previsão do tempo disponível no site do INPE, para a próxima sexta-feira (29), municípios como Envira e Guajará devem ter mínimas de 15ºC, com máximas de 31ºC. Já em Pauni e Ipixuna, as mínimas chegam em 16ºC, com máximas de 28ºC e 30ºC, respectivamente.

Para o meteorologista Gustavo Ribeiro, do Inmet, o fenômeno faz com que haja uma queda brusca de temperatura em estados como Acre, Rondônia, e é relativamente comum sua ocorrência nos meses mais frios dos estados do Sul do Brasil, que vai do final de abril ao início de setembro. De acordo com o meteorologista, a friagem deve atuar nos municípios até a amanhã de sábado (30), quando as temperaturas devem começar a aumentar.

O meteorologista Ivan Saraiva do Censipam explica que a friagem ocorre devido a penetração das massas de ar frio mais intensas e, neste caso, a massa de ar frio vem provocando queda das temperaturas em cidades do Sul e Sudeste do Brasil. No Rio Grande do Sul, na madrugada desta quarta-feira (27), por exemplo, as temperaturas mínimas chegaram a baixo dos 5°C em diversos municípios.

Consequências em Manaus

Ivan contou que são poucos os estudos que identificam a influência das friagens com outras regiões da Amazônia, mas sabe-se que na região central do Amazonas, as friagens também influenciam no tempo. Em Manaus, em casos mais extremos é comum que o tempo apresente maior cobertura de nebulosidade e que ocorram chuvas no decorrer do período. Por isso, as temperaturas sofrem uma leve queda.

"Historicamente, uma das friagens mais intensas que atingiu a cidade de Manaus foi em Julho de 1969, naquele evento as temperaturas sofreram uma queda significativa, em relação à climatologia. O padrão de ventos da região também se altera, comumente este padrão é de leste e nordeste, mas sob a influência das friagens, este padrão fica de sul", afirma o meteorologista.

Publicidade
Publicidade