Publicidade
Cotidiano
Notícias

Funcionários da Ambev vão às ruas de Manaus para promover consumo responsável

Três mil gerentes e supervisores de vendas paralisam suas atividades para aplicar treinamento a cinco mil garçons e atendentes em todo País. A edição de 2014 traz como novidade o site "treinamentoderesponsa” e se compromete em treinar 60 mil profissionais de bares e restaurantes em setembro 19/09/2014 às 16:05
Show 1
A ação, que se repetirá em todo o país, faz parte das atividades que a Ambev promove em função do Dia de Responsa, data criada pela companhia para celebrar atitudes responsáveis quando o tema é consumo de bebidas alcoólicas
acritica.com* Manaus (AM)

A unidade da Ambev em Manaus realizou, ao longo desta sexta-feira (19), a quinta edição do Dia de Responsa, data dedicada a celebrar o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Ao longo do dia, funcionários da empresa no Brasil estavam mobilizados pela causa, passando por cinco bares da região central da capital amazonense e em dois supermercados para conscientizar os donos dos bares sobre a importância do consumo consciente de bebida alcoólica. Todo o time de vendas saiu às ruas para pregar cartazes alusivos ao consumo responsável nos bares e conversar com os donos dos pontos de venda sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Além disso, cerca de três mil gerentes e supervisores de vendas paralisarão suas atividades diárias e se dedicarão integralmente a aplicar treinamento sobre consumo responsável a cinco mil garçons e atendentes em todo país. Neste ano, a Ambev assumiu o compromisso público de treinar 60 mil pessoas em práticas de vendas e consumo responsáveis de bebidas alcoólicas ao longo de todo o mês de setembro.

“Esta ação tem sido considerada a maior iniciativa deste tipo da história. Não há registro de algo tão grandioso”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev. Os treinamentos, que contam com a adesão e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), são feitos por meio do sitewww.treinamentoderesponsa.com.br, lançado pela Ambev especialmente para a ação. O curso ensina como os profissionais de bares podem trabalhar contra o consumo por menores de 18 anos, associado à direção ou em excesso. Com o nome de Global Be(er) Responsible Day, o grupo Anheuser-Busch InBev (ABI), do qual a Ambev faz parte, também celebra do Dia e Responsa e, até o final do mês, terá treinado 500 mil pessoas em todos os 25 países onde atua.


No Dia de Responsa, a Ambev também promove uma grande mobilização virtual. A empresa usará sua ampla plataforma digital, com sites e perfis em redes sociais institucionais e de suas marcas, para disseminar mensagens de consumo responsável e engajar cada vez mais pessoas. Uma gama de personalidades brasileiras também apoia a causa. “O Dia de Responsa é uma data massa! É quando todo mundo se junta para reforçar que menor de idade não pode consumir bebida alcoólica. Eu apoio essa iniciativa!”, declarou a cantora Claudia Leitte. 

Ambev nas ruas 

Com o objetivo de difundir a mensagem de consumo responsável de bebida alcoólica aos donos de bares, restaurantes e supermercados, os funcionários da Ambev visitarão estabelecimentos em todo o país ao longo do Dia de Responsa. Eles estarão uniformizados com camisetas que trazem o logo +ID (ícone que representa as ações da companhia para evitar o acesso de menores de idade a bebidas alcoólicas) e a #diaderesponsa, também e distribuirão cartazes com o símbolo. Em diversas cidades do Brasil, toda a diretoria da companhia sairá às ruas para conversar pessoalmente com donos e funcionários dos estabelecimentos comerciais.


ONGs mobilizadas 

Todas as 23 organizações não governamentais que fazem parte do projeto Jovens de Responsa da Ambev também sairão às ruas no Dia de Responsa para promover o consumo consciente de bebidas alcoólicas. Em São Paulo, por exemplo, os jovens da ONG Novo Olhar, realizam rotas de conscientização nos bares com intervenções teatrais. Em Minas Gerais, a Oficina de Imagens organiza um bicicletaço para mobilizar a comunidade e sensibilizá-la sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. 

A Enraizados, do Rio de Janeiro, promove uma batalha de MCs com pocket show temáticos. Durante a competição, os MCs respondem perguntas relacionadas ao consumo responsável de bebidas alcóolicas. Já a Arnea, em Campinas (SP), envolve a comunidade e alunos de uma escola pública em um desfile e um flash mob.

A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 10 anos. Desde 2003, a companhia participa das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas.

*Com informações da assessoria de imprensa


Publicidade
Publicidade