Publicidade
Cotidiano
Notícias

Fundação Cecon vai receber verba do Ministério da Saúde

Fundação receberá R$ 700 mil para comprar o branquiterapia, equipamento de combate ao câncer 07/08/2015 às 10:02
Show 1
O secretário estadual de saúde, Pedro Elias, esteve pessoalmente no Ministério para acompanhar os trâmites
ANTÔNIO PAULO BRASÍLIA (SUCURSAL)

O Ministério da Saúde iniciou o processo de liberação de R$ 700 mil comprar o equipamento de braquiterapia para a Fundação Cecon. O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias, que foi pessoalmente ao Ministério tratar da liberação dos recursos, acredita que a verba seja autorizada o mais rápido possível dada a importância do equipamento para melhorar o tratamento do câncer de colo uterino.

“São recursos que já estão aprovados, pendentes de liberação, por isso, fomos pedir agilidade nesse processo. E notei uma boa vontade da equipe do Ministério para com a Fundação Cecon que atende não somente o Estado do Amazonas, mas pacientes do Acre, Roraima, Rondônia e os municípios do Oeste do Pará”, declarou.

Para auxiliar o tratamento de cânceres no Cecon, além do aparelho de braquiterapia, a ser comprado com recursos federais, o secretário de saúde amazonense vai solicitar ao Governo do Estado recursos para aquisição de um segundo equipamento. “Sabemos que o Governo está reduzindo custos, mas vamos trabalhar a médio e longo prazos para adquirir o cobalto terapia para podermos reaparelhar o Cecon”.

Conselho

Na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, corrida ontem na capital federal, Pedro Elias e os demais gestores estaduais discutiram a escassez de especialistas em determinadas áreas e conheceram experiências que estão dando certo nos Estados sobre a atenção ambulatorial especializada. “O ponto central desse encontro foi debater o fortalecimento da atenção básica ambulatorial. Se conseguirmos tratar agravos crônicos como diabetes e hipertensão com antecedência, evitaremos que esses pacientes venham a sofrer as complicações e evoluções inerentes a essas doenças”, explicou o secretário.

Hoje, Pedro Elias participa, em São Paulo, do Fórum de Telerradiologia do Conselho Federal de Medicina. “O Amazonas, único Estado da Federação, tem um trabalho muito importante nesta área, que funciona a partir da Central de Laudos montada na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, e que atende o interior do Estado, dando suporte à rede de hospitais da Susam, nos municípios”, contou o secretário.

Ainda na capital paulista, ele acerta com o Instituto Sírio Libanês parceria na área de ensino e pesquisa e discute os detalhes de uma parceria com a Universidade do Estado de São Paulo (USP) na área de Telessaúde. 


Publicidade
Publicidade