Publicidade
Cotidiano
NOVA ESTRUTURA

Fundação Matias Machline, antiga Nokia, abre inscrições para processo seletivo 2017

Nova estrutura foi apresentada nesta quarta-feira (5) e está em funcionamento. Com nova empresa mantenedora, a Digitron Amazônia, fundação espera 5 mil jovens para seleção em 2017 05/10/2016 às 12:36 - Atualizado em 05/10/2016 às 14:53
Show fundacao
Nova estrutura passou de 4 mil m² para 15 mil m² (Foto: Winnetou Almeida)
Oswaldo Neto Manaus (AM)

A Fundação Matias Machline (FMM), antiga Fundação Nokia, está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro para o Processo Seletivo do Ensino Médio Técnico. Com nova estrutura e outra empresa mantenedora, a Digitron Amazônia, a fundação pretende aumentar a partir de 2017 a capacidade de alunos em seus cursos técnicos, além de oferecer estudos profissionalizantes para adultos. A expectativa é mais de 5 mil jovens participem da seleção.

As inscrições são realizadas pelo site www.fundacaomatiasmachline.org.br, na seção “Processo Seletivo 2017”, onde está disponível o edital completo do exame, ou ainda na sede da instituição. A taxa de inscrição custa R$ 35,00. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro de 2016 e o resultado será divulgado no dia 25 de novembro de 2016.

A fundação convidou a reportagem para conhecer a nova estrutura, que já está em funcionamento desde o início do ano. Ao todo, a reforma, que durou dois anos, expandiu a estrutura de 4 mil m² para 15 mil m². Atualmente, a FMM disponibiliza 27 salas de aula, 31 laboratórios, biblioteca, duas quadras, piscina, restaurante com capacidade para 300 pessoas, auditório e outros investimentos.

De acordo com a diretora de ensino da FMM, Ana Rita Arruda, hoje a instituição conta com 300 alunos em 12 turmas de 2º e 3º ano do ensino médio. No ensino técnico, o jovem pode optar por três cursos oferecidos: Informática, Eletrônica e Mecatrônica. Em 2017, com o processo seletivo, mais de 270 alunos devem ingressar na fundação no 1º ano.

“É o sonho de muitos jovens estudar na Fundação Matias Machline. Todos sabem do resultado que temos ao longo de nossos 30 anos de existência. Por isso nossa expectativa é alta e esperamos mais de 5 mil jovens participando desse processo. Temos procura, demanda e oferta, e não queremos ter outros revezes como não oferecer exame de seleção para os jovens que estão saindo do ensino fundamental”, disse ela.

A diretora ainda explica que os cursos são gratuitos para alunos com renda familiar de até R$ 4 mil. Ela afirma que 65% das vagas no processo seletivo são para estudantes da rede pública. “Os aprovados também terão benefícios como refeições diárias, atendimento médico e odontológico, além de ampla preparação para o mercado de trabalho. Esse é um dos maiores projetos sociais da Amazônia em todos os tempos, já que pelo menos 90% dos alunos não pagam absolutamente nada”.

Cursos gratuitos

Além do próprio ensino médio técnico, a fundação disponibiliza um curso preparatório gratuito aos alunos que estão cursando o 8° anodo Ensino Fundamental das escolas públicas, visando prepará-los para o exame de seleção da FMM de 2017 (para ingresso em 2018). As inscrições para o curso serão realizadas no período de 29 de outubro a 25 de novembro de 2016, pelo site da instituição. As aulas serão ministradas aos sábados pela manhã, com disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa.

Além disso, a FMM também oferece cursos técnicos e profissionalizantes, no período noturno, para alunos que já tenham concluído o Ensino Médio. Os cursos técnicos têm duração de 18 meses e contemplam as áreas de automação industrial, eletroeletrônica, eletrônica, fabricação mecânica, informática, logística, manutenção e suporte em informática, qualidade e telecomunicações.

Já os cursos profissionalizantes possuem curta duração com carga horária de 16h a 330h nas áreas de eletrônica, eletroeletrônica, ferramentaria, telecomunicações, qualidade, informática, automação industrial e logística.

As inscrições para cursos estão abertas no site da instituição.

Publicidade
Publicidade