Publicidade
Cotidiano
Notícias

Funeral de Thatcher começa na próxima semana

Thatcher será velada na Catedral de São Paulo e depois cremada. Atendendo a seus pedidos, as cerimônias serão fechadas ao público, apenas parentes e amigos participarão 09/04/2013 às 08:33
Show 1
Margaret Thatcher morre nesta segunda-feira (8) aos 87 anos
Renata Giraldi/Repórter da Agência Brasil ---

O governo do Reino Unido prepara para a  próxima semana as cerimônias fúnebres da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, de 87 anos, que morreu ontem (8) vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Thatcher receberá honras militares e não de chefe de Governo. O corpo da chamada Dama de Ferro foi retirado hoje (9) do Hotel Ritz, em Londres, onde ela viveu os últimos dias.

Thatcher será velada na Catedral de São Paulo e depois cremada. Atendendo a seus pedidos, as cerimônias serão fechadas ao público, apenas parentes e amigos participarão. Amanhã (10), as duas câmaras do Parlamento britânico se reúnem para discutir o legado da ex-primeira-ministra.

No Reino Unido, as bandeiras foram colocadas a meio mastro e líderes mundiais elogiaram o legado de Thatcher por ter transformado a economia britânica e ajudado a pôr fim à Guerra Fria. Nos últimos anos, a ex-primeira-ministra não aparecia em público por problemas de saúde. Ela ocupou o cargo por mais de 11 anos, entre 1979 e 1990.

Em dezembro do ano passado, Thatcher foi submetida a cirurgia para a retirada de um tumor na bexiga. A ex-primeira-ministra foi uma das mais influentes figuras públicas do século 20. Seu legado teve efeito profundo nas políticas de seus sucessores, tanto conservadores quanto trabalhistas. O estilo considerado radical e agressivo definiu os seus 11 anos no comando da Grã-Bretanha.

Publicidade
Publicidade