Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019
POLÍTICA

Futuro presidente deve respeitar instituições e a democracia, diz Toffoli

O presidente do STF destacou como “importantíssimo” o trecho que determina como um dos objetivos promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação



toffoli_169F579F-FB72-48DF-80DF-89B8AB18BE85.JPG Foto: Reuters
28/10/2018 às 15:57

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou, com a Constituição nas mãos após votar neste domingo, que o presidente da República a ser eleito no segundo turno deve respeitar as instituições e a democracia, aceitando a oposição que se formará, em um apelo pelo respeito aos valores constitucionais.

Toffoli leu artigo da Constituição que determina os objetivos fundamentais da República, como construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.



O presidente do STF destacou como “importantíssimo” o trecho que determina como um dos objetivos promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

“O futuro presidente deve respeitar as instituições, deve respeitar a democracia, o Estado democrático de direito, o Poder Judiciário, o Congresso Nacional e o Poder Legislativo, e também garantir a pluralidade política, como está na Constituição, respeitando também a oposição que se formará”, disse o presidente do Supremo a jornalistas, após registrar seu voto em uma escola de Brasília.

“Aqueles que não lograrem êxito devem ser respeitados também, porque a sociedade tem suas forças distintas e é o somatório que forma uma nação”, acrescentou.

A eleição deste domingo tem o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, como o favorito para subir a rampa do Palácio do Planalto no dia 1º de janeiro de 2019, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, enquanto o adversário Fernando Haddad (PT) tenta uma virada difícil, que seria feito inédito em eleições presidenciais no Brasil.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.