Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
Saúde

FVS-AM realiza monitoramento de fungos em todo o Estado

Esta semana, a Anvisa divulgou uma nota sobre um paciente diagnosticado com um fungo que pode ser mortal



imagem-90-696x454_016E3DC0-483A-425E-880C-3ED9696B12FA.jpg Foto: Reprodução / Internet
10/12/2020 às 08:28

Na última quarta-feira (8), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota confirmando o diagnóstico de um paciente infectado por Candida auris (C. auris) no Brasil. Apesar do boletim informar que o fungo representa "uma grave ameaça à saúde global", a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) afirma que existe monitoramento deste e outros fungos no Estado.

A Anvisa destacou ainda que já havia emitido um alerta de risco em 2017, em função de relatos de surtos da doença causada pelo C. auris na América Latina. No boletim, a Anvisa comunicou que está revisando o alerta de risco e que está preparando uma força-tarefa nacional.



"A Agência está trabalhando para contemplar a nova situação epidemológica do país, a inclusão de outros laboratórios como referência para a rede nacional e as novas evidências científicas disponíveis. Recomendamos que os serviços de saúde e laboratórios de microbiologia estejam alertas às orientações", registra a nota.

No Amazonas, segundo a FVS-AM, existe o monitoramento de infecções fúngicas em todos os serviços hospitalares coordenados pela Comissões de Controle de Infecção Hospitalar. E que, conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), os protocolos de Segurança Hospitalar das unidades de Saúde da rede estadual são atualizados periodicamente.

Ameaça

Segundo o alerta da Anvisa, o fungo foi identificado em "amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital do estado da Bahia". A amostra foi analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz (Lacen-BA), em Salvador, e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Descoberto em 2009, o fungo já se alastrou por mais de 30 países e causa preocupação por ser "multirresistente" a medicamentos e fatal em cerca de 39% dos casos.

News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.