Domingo, 19 de Janeiro de 2020
Notícias

Garantido e Caprichoso homenageados no Senado Federal em Brasília

Pela comemoração dos 100 anos das associações folclóricas, o senado será tomado pelo coração vermelho do boi da baixa do São José e pela estrela azul do boi do curral Zeca Xibelão



1.gif Cada levantador de toada interpretará uma música que traduz a história dos bois
19/08/2013 às 08:36

Os bois bumbás Garantido e Caprichoso serão homenageados hoje, no plenário do Senado Federal, em Brasília, pela comemoração dos 100 anos das associações folclóricas. O senado será tomado pelo coração vermelho do boi da baixa do São José e pela estrela azul do boi do curral Zeca Xibelão. Apesar da disputa acirrada no vista anualmente no Festival Folclórico de Parintins, a 325 quilômetros de Manaus, os bumbás ocuparão o senado em ritmo de paz e harmonia.

A sessão especial foi proposta pela senadora federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) e será iniciada com o hino nacional interpretado pelo cantor Zezinho Correa.



O amo de cada boi, personagem que representa o dono da fazenda, fará o “desafio” com versos improvisados alusivos ao centenário. Cada levantador de toada interpretará uma música que traduz a história dos bois. Também está prevista a exibição de um vídeo que apresentará a história dos bumbás.

A mesa do senado será composta pelo presidente da nação vermelha e branca, Telo Pinto, e da nação azul e branca, Márcia Baranda, além da senadora Vanessa.

Os bois foram criados há 100 anos, mas só a partir do ano de 1965 passaram a duelar oficialmente no primeiro Festival Folclórico. Desde então, travam uma disputa no “bumbódromo”, diante de milhares de espectadores e de um corpo de jurados oficiais, incumbidos da tarefa de apontar qual das duas agremiações folclóricas foi a melhor no conjunto de itens, ao longo de três noites.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.