Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Notícias

Garantido e Caprichoso recebem homenagem na ALE-AM

Sessão especial lembrará história do centenário dos Bois de Parintins



1.jpg Caprichoso e Garantido
08/05/2013 às 18:39

Prestes a comemorar o centenário na arena do Bumbódromo, os Bois mais famosos do Brasil recebem homenagem nesta quarta-feira (9), em sessão especial da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), a partir das 16h.

Alguns personagens importantes para a história do Festival Folclórico de Parintins serão homenageados, durante a sessão, os nomes foram escolhidos pelas duas agremiações. Do vermelho e branco serão homenageados: Paulo de Albuquerque Farias; João Batista Monteverde; Maria do Carmo Monteverde Carvalho; Emerson Aguiar Maia; Emanuel de Almeida Faria, Nelson do Carmo Bulcão e os grupos Movimento Amigos do Garantido (MAG), Batucada, Garantido Show e Comando Garantido.

Do azul e branco, os nomes escolhidos foram: Maria de Nascimento Andrade (Odinéia Andrade); Acinelson Pereira Vieira, Nelson Cid, Maria José Gonzaga; Raimundo Machado; José Carlos Portilho e os grupos Corpo de dança Caprichoso, Torcida oficial Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB).

Propositura do Deputado estadual, Tony Medeiros, que representa o município de Parintins (a 369 km de Manaus) no parlamento amazonense, a sessão também terá exibição de documentário sobre a evolução histórica do Festival Folclórico, desde 1966 até os moldes atuais.

“É uma justa homenagem a nossa maior referência cultural, a força da cultura popular. O boi se fez com várias gerações. Gente humilde, do povo, que de uma brincadeira transformou e conquistou o Estado inteiro”, destacou.

Uma exposição de arte, iniciada nesta terça-feira (7), também acontece na ALE-AM, com músicas, fotografias e fantasias oficiais, além dos dois bois originais que disputaram o Festival em 2012. As peças podem ser vistas no Hall da assembléia até  a próxima sexta-feira (10), entre 8h e 17h.

Durante a comemoração, aberta ao público, será lançada a candidatura, junto a Unesco, dos bois bumbas a patrimônio Imaterial da Humanidade. “O folguedo Boi bumbá é o mais comum no Brasil, aqui ele ganhou características diferenciadas que representam esse elo étnico do povo brasileiro”, completou Tony.

Este ano o Festival de Parintins apresentará uma série de novidades. Além do centenário, também acontece a reinauguração do Bumbódromo de Parintins, reformado e ampliado com investimentos de R$ 32 milhões.

Outro fato “novo” será a entrada dos dois bois juntos na arena, para saudar as autoridades e os visitantes, antes das apresentações.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.