Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Notícias

Garantido voltará ao passado durante gravação do DVD

Material reciclado configura cenário para gravação do DVD do Garantido



1.jpg Boi Garantido se prepara para gravação de DVD em comemoração ao centenário
20/02/2013 às 16:43

A menos de uma semana da gravação do DVD histórico do Boi Garantido, que acontecerá neste sábado (23), aos poucos o Curral Lindolfo Monteverde começa a se transformar no cenário ideal para a grande programação do Boi do Povão. O palco elaborado pela Comissão de Artes para a festa vermelha e branca lembrará de acordo com o artista e membro da Comissão de Artes Junior de Souza, um terreiro iluminado por lamparinas no ambiente amazônico.

“As lamparinas representam a época em que surgiu o Garantido dentro do cenário amazônico. Vamos trabalhar em um palco transformado em teatro dotado de pernas para proporcionar saída aos figurantes e bambulinas que esconderão a parte técnico do show. Será um belíssimo espetáculo repleto de surpresas”, destacou Junior de Souza.



De acordo com o diretor administrativo Ozório Melo, mais de 80 trabalhadores estão envolvidos nas melhorias que deverão ser concluídas até a próxima quinta feira, 21. “Temos soldadores, escultores, pintores, eletricistas, carpinteiros entre outros profissionais que nos ajudam nessa fase importante de preparação do curral para a gravação. O esforço de cada um tem se mostrado essencial para cumprirmos a meta de trabalho”, enfatizou.

Reciclagem

Assim como na preparação do Festival Folclórico, o Boi Garantido preza pela utilização de material reciclado para executar o projeto da estrutura de palco da gravação do DVD 2013, “O Boi do Centenário”. A reutilização de materiais para a concepção do cenário artístico do Curral Lindolfo Monteverde é proveniente do galpão de alegorias e almoxarifado.

Conforme o presidente Telo Pinto, além da economia que se faz, existe a preocupação de não se desperdiçar material. “Até porque todo material desperdiçado antes era descartado no meio ambiente, na lixeira, enfim, e causava transtornos à comunidade. Então, a gente procura reciclar ao máximo, seja ferragem, madeira e até pregos de alegorias”, destaca.

De acordo com o diretor da Comissão de Artes, Fred Góes, o planejamento de custos para a gravação do DVD começou a ser feito muito antes do anúncio das novas toadas, principalmente o processo de reaproveitamento de material na confecção do palco. “É um palco muito bonito e certamente vai superar o da gravação do DVD no Bumbódromo, ano passado, porque aqui é fixo e temos mais condições de trabalho. Será um cenário como nunca foi visto dentro do processo de trabalho com reciclagem”, garante.

A maioria da ferragem utilizada o Garantido já tinha e a reciclagem de material é de mais de 50%. “Estamos em processo de contenção de gastos, pois a gravação do DVD requer uma logística muito grande e de repente o retorno é bem pouco, porque a pirataria acaba com qualquer possibilidade. Nosso foco é fazer um grande espetáculo com o mínimo possível de gasto”, acentua Fred Góes. A dimensão do palco é 33 metros de abertura por 18 de fundo, considerado pelo diretor da Comissão de Artes superior ao geospace, maior do mundo.     


*Com informações de assessoria


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.