Publicidade
Cotidiano
GOOGLE FOR BRASIL

Google lança novas ferramentas tecnológicas e novos produtos a nível mundial

Presidente da Google Brasil, Fábio Coelho, anunciou 12 lançamentos em evento realizado em São Paulo 23/03/2017 às 01:50 - Atualizado em 23/03/2017 às 20:16
Show 003   fabio coelho
Foto: Divulgação
Cinthia Guimarães São Paulo

O brasileiro é apaixonado por Internet e o Brasil é um dos mais importantes mercados do mundo no uso da tecnologia e produção de conteúdo para a web. Foram essas afirmações que o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, usou para anunciar 12 lançamentos de novas ferramentas das empresas e programa de investimento, durante o evento Google For Brasil, realizado na manhã desta quarta-feira (22), em São Paulo, no auditório do Parque do Ibirapuera. 
A CRÍTICA foi único veículo da região Norte convidado a conferir o evento.

Entre os anúncios estão a atualização do Assistente do Google em português  (semelhante ao Siri, da Apple); o app Allo de compartilhado de arquivos (concorrente do WhatsApp); o aperfeiçoamento do mecanismo de Busca, o carro chefe do Google, de forma a oferecer aos usuários assuntos de interesse com fonte mais confiáveis; o Cultura Institute, lançamento do museu MASP na plataforma Arts & Culture; Duo (chamada de voz para o app de vídeo); o Google Fotos, desta vez com backup automático para conexão ruim e compartilhamento em baixa resolução; o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita  para construção de website por pequenas e médias empresas possível pelo próprio smartphone; o Google Maps agora com compartilhamento  de local e demarcação de terras indígenas em parceria com a Funai; e a chegada do Waze Carpool, que irá conectar usuários com rotas similares e permitir caronas entre eles.

O Carpool hoje funciona em Israel e na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. A novidade lançada a nível mundial é envolta de dúvidas e polêmicas quando à questão do uso e da segurança, forma de pagamento e regulamentação quando chegar ao Brasil.

Por último, uma parceria com a Fundação Lemann, que está investindo em uma plataforma digital com planos de aula, vídeos e outros materiais para ajudar professores de todo o Brasil. A fundação está doando R$ 15,8 milhões ao Google.org, braço filantrópico do Google para apoiar organizações sem fins lucrativos.
Pela importância do País enquanto potência econômica na América Latina e como mercado consumidor de tecnologia, a empresa elegeu o Brasil para fazer o lançamento. Para demonstrar  o tamanho da potência, nos últimos três anos o Google investiu mais de meio bilhão de reais no Brasil.

Gerar mais inclusão e democratizar o acesso da Internet às pessoas são alguns dos propósito do lançamento. “Nossas ferramentas têm ajudado os brasileiros a ter sucesso online.com uma internet mais inclusiva r instrumento de transformação social para o país”, disse o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho.

O evento todo pensado na identidade visual da cultura brasileira foi encerrado com um show do cantor Paulinho da Viola.


Amazonas no Mapa
Há novidade para o Amazonas, dentre as anunciadas. Uma parceria com a Funai e o Google vai inserir os territórios indígenas no Google Maps. Segundo dados da Funai, há 472 territórios indígenas diferentes no Brasil, com mais de meio milhão de pessoas, e cobrindo 13% da área total do país. A maioria deles está interposto no Amazonas. Segundo, a empresa, essa é uma forma de dar visibilidade à população indígena e permitir um retrato mais exato de seus territórios no Maps.

Inovação constante
O Brasil é o segundo maior mercado do mundo em tempo de uso no YouTube e o segundo no uso do Chrome, Waze, Google Maps e Android. De um simples serviço de busca de informações na Internet, o Google se tornou um gigante da tecnologia, desenvolvendo novos softwares que permitem gerar mais inclusão, eficiência e acesso das pessoas à tecnologia. 
Sua família de serviços vem crescendo com a aquisição do YouTube, Sistema Android, Waze, por exemplo, e nos últimos anos está investindo em hardwares, a exemplo do Chromebook, computador portátil em parceria com a Samsung; o aparelho de streaming Chromecast; os smartphones Nexus e Pixel; o aparelho Google Home, uma espécie de 'robozinho' doméstico que funciona como  um assistente de informações; e o roteador Google Wi-Fi. Os últimos três ainda não têm previsão de chegar ao Brasil.

*A repórter viajou a convite do Google Brasil.

Publicidade
Publicidade