Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021
CENTRO DE REFERÊNCIA

Maior e mais moderna escola do Cetam é inaugurada em Manaus

Nova escola, a primeira da Zona Norte, vai atender 9 mil alunos por ano e faz parte do pacote de entregas do governador para celebrar o aniversário de Manaus



d2eb258b-72fc-4c35-a38b-2004e271aa9e_BFC4A1CF-F4C7-49E6-93C2-11F39CC01081.jpeg Foto: Divulgação
20/10/2021 às 16:44

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quarta-feira (20/10), a maior e mais moderna escola do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a primeira unidade de educação profissional pública da zona Norte de Manaus, área mais populosa da capital. A nova escola tem capacidade para atender 9 mil alunos por ano, sendo 2.250 a cada trimestre, com a oferta de cursos gratuitos.

A inauguração da nova unidade faz parte de um pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar os 352 anos de Manaus que serão comemorados no próximo domingo (24/10). 



“Esse é um momento muito importante. É um momento muito feliz para a zona Norte. É um momento muito feliz também para mim enquanto cidadão. Quantas vezes eu não passei por aqui e vi essa obra inacabada? Quantas vezes eu passei por aqui e vi só as paredes? Quantas reclamações eu ouvi, pedidos de moradores e de alunos que queriam uma oportunidade de se qualificar e, hoje, junto com a minha equipe, temos a oportunidade de realizar esse sonho”, disse Wilson Lima.

Com investimentos de R$ 10.423.543,35, a nova unidade do Cetam tem 3.555,12 m² de área construída, com seis salas de aula, 16 laboratórios, biblioteca, auditório para mais de 100 pessoas e estacionamento coberto. Localizada no conjunto Galileia, bairro Nova Cidade, a escola iniciará as aulas na próxima segunda-feira (25/10) com mais de 2 mil alunos em 43 cursos, na modalidade presencial, em diversas áreas.

A implantação do Cetam Galileia segue a política definida pelo governador Wilson Lima para ampliação e diversificação da educação profissional no Amazonas, com o objetivo de melhorar a qualificação dos trabalhadores para o mercado de trabalho e também incentivar o empreendedorismo. 

Desde 2019, a atual gestão já ofertou 272.978 vagas em cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e especializações técnicas por meio do Cetam, na capital e interior. Ao todo, foram 411 cursos em diferentes áreas, nas modalidades presencial, remota e a distância.

“Essa iniciativa do Governo do Estado com o Cetam foi ótima para a gente. Eu trabalho com decoração de Natal, trabalho decorando residências, decoro empresas, ensino o que sei para as minhas alunas. Aqui é uma oportunidade única para a gente trabalhar num ambiente lindo, confortável, com toda essa estrutura. Vai ser muito bom dar aula aqui”, disse Rosilene Santos, instrutora de arranjos natalinos.

“A nova escola do Cetam, aqui na zona Norte, traz um impacto enorme! É a maior escola de educação profissional do Amazonas, que vai ajudar o Governo do Estado a cumprir a meta de ampliar o atendimento, pois serão cerca de 2.250 alunos a cada trimestre, elevando o atendimento em 9 mil alunos por ano”, destacou o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto.
 
Estiveram presentes na inauguração os deputados estaduais Dr. Gomes e Terezinha Ruiz, além dos vereadores de Manaus Elan Alencar, Rosinaldo Bual e Professor Fransuá.
 
Diferencial

Modernidade e inovação fazem parte da concepção da nova escola. Cada espaço foi projetado inspirado no conteúdo pedagógico que será ofertado, com o uso de grafismos que transmitem sensação de tranquilidade aos alunos e instrutores.  

O Cetam Galileia apresenta novidades aos seus alunos. Foi instalado um Espaço Kids para atender os pais que precisarem fazer uso da biblioteca, cujo ambiente foi projetado para tornar a experiência da leitura ainda mais agradável. Também conta com som ambiente, composições feitas exclusivamente para cada espaço, além de design inovador.

Estrutura

O Cetam Galileia conta com 16 laboratórios divididos em esmalteria, podologia, culinária, embelezamento, estética, informática, massoterapia, produção cultural e produção de vestuário.

Já no próximo dia 25 de outubro, os mais de 2 mil primeiros alunos da nova unidade vão participar das aulas em cursos diversos, com destaque para Informática Básica e Avançada; Artes com pintura em tecido; Confecção de enfeites natalinos; Iniciação a corte e costura; Libras; Marketing digital nas mídias sociais; Depilação; Agente de portaria e Atendente de farmácia.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.