Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
Notícias

Governador José Melo define nomes para nova mesa da ALE

A quatro dias da eleição da Mesa Diretora da Assembleia, governador chama deputados para definir os nomes dos eleitos



1.gif Compete aos membros da Mesa Diretora a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Assembleia Legislativa que terá esse ano um orçamento estimado em R$ 251 milhões, segundo a Lei Orçamentária Anual
29/01/2015 às 08:53

Após reunião com José Melo (Pros), deputados governistas confirmaram que vão eleger, no domingo, a seguinte Mesa Diretora: Josué Neto (PSD) para a presidência; Belarmino Lins (PMDB) para a vice-presidência; David Almeida (PSD) e Bi Garcia (PSDB) para a 2° e 3 ° vice-presidência respectivamente; Abdala Fraxe (PTN) para secretário-geral; Sabá Reis (PR) e Adjuto Afonso (PP) para 1° e 2° secretário; e Ricardo Nicolau (PSD) para ouvidor/corregedor.

A composição, adiantada pelo jornal A CRÍTICA na edição do dia 6 de janeiro, é a que mais agrada o governador, que fechou o acordo com os parlamentares durante reunião a portas fechadas na manhã de ontem, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na zona Centro-Sul de Manaus.

O encontro, que durou cerca de duas horas, reuniu 17 dos 24 deputados estaduais. Dentre os parlamentares que devem ocupar a nova Mesa Diretora, Melo também escolheu seu novo líder na Casa Legislativa: o deputado David Almeida. O parlamentar, há quatro anos, ocupava o posto de vice-líder do governo de Omar Aziz (PSD) e agora irá substituir o deputado Sidney Leite (Pros), que deve assumir a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

“Eu acredito que o Josué deva ter em torno de 22 votos. Só quem não deve votar nele é o José Ricardo-PT (da oposição), caso ele resolva concorrer para a presidência, mas acredito que, se ele não sair candidato, ele também vota no Josué (Neto), e o Wanderley Dallas (PMDB) deve ser o segundo a não votar, pois nós não conseguimos falar com ele, não sei. Talvez ele esteja viajando. Mas domingo o Josué terá 22 votos, pode ter certeza”, avaliou David.

Já o deputado Sidney Leite foi mais cauteloso. “Eu acho que a composição da Mesa está 90% ajustada. Mas você sabe que eleição é eleição. Temos agora um almoço na sexta-feira (amanhã) na própria sede da Assembleia Legislativa, dessa vez com a participação de todos os deputados. Nesse almoço também devemos definir quem deverá assumir cada comissão”, disse.

Caso essa composição seja confirmada no domingo, dos atuais membros da Mesa que foram reeleitos em 2014, somente Vicente Lopes (PMDB) não manterá vaga na nova composição. Vicente ocupa hoje o posto de secretário geral e não participou da reunião desta quarta-feira (28).

Reforma administrativa na pauta

A reforma administrativa que será encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) no dia 2 de fevereiro também foi tema da reunião do governador José Melo (Pros) com os deputados estaduais, ontem pela manhã.

Segundo o deputado David Almeida (PSD), chegando à Casa Legislativa, na terça-feira, o projeto que trata da reforma administrativa deve começar a tramitar na quarta-feira, 3 de fevereiro. O parlamentar disse que Melo reuniu, principalmente, para tratar deste tema.

“O governador reuniu para falar da Reforma Administrativa que ele vai enviar para a Assembleia na próxima terça-feira. Ele vai otimizar a máquina arrecadatória, sem aumentar impostos, muito diferente do que fez o Governo Federal. Outra, com essa reforma, ele pretende economizar R$ 700 milhões ao ano, com isso ele vai extinguir de 800 a mil cargos comissionados e fundir secretarias que hoje trabalham com a mesma contribuição, mas ele não especificou quais serão essas secretarias”, falou.

Já Sidney Leite (Pros) contou que Melo “pediu para que os deputados estudassem e ajudassem na celeridade quanto a aprovação da reforma administrativa”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.