Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019
Notícias

Governador José Melo destaca a implantação de novos projetos do governo na ALE-AM

Durante a leitura da mensagem governamental, o chefe do poder Executivo, reeleito ano passado, destacou os desafios e prioridades da nova administração



1.jpg Governador José Melo na leitura da mensagem do governo na ALE-AM
03/02/2015 às 17:24

CONFIRA GALERIA

O governador José Melo fez, na manhã de desta terça-feira (3), a leitura da mensagem governamental que marca a abertura da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). Na mensagem, o governador ressaltou a relevância da Casa Legislativa para a construção do governo que se inicia e destacou os desafios e prioridades da nova administração.




“Nós temos muitos desafios a serem vencidos e muitas decisões sérias e essenciais serão tomadas, mas temos também, todos nós, muitas força e determinação para seguir e realizar, então, agradeço e convoco essa equipe a arregaçar as mangas e seguir firme e corajosamente em frente. Aqui fala um caboclo que quer trabalhar pelo Amazonas”, disse.

Entre os investimentos, destacam-se projetos e programas nas áreas de saúde, educação, segurança e de assistência social. 

Projeto Pronto Especialista

Na saúde, além da manutenção do investimento acima do que prevê a Constituição, com reforço na infraestrutura e convocação de concursados, começa a sair do papel este ano os projetos Pronto Especialista e de ampliação de leitos hospitalares.

Na educação, há também compromisso de manter investimentos e elevá-los gradativamente até o alcance, em 2018, do percentual de 30% do orçamento para a área, e a implantação de novos projetos como o “Saber Fazer”, que vai expandir o ensino integral e tecnológico, com a construção de 30 novas escolas de tempo integral, que também oferecerão cursos profissionalizantes. Dezoito dessas escolas devem ser inauguradas este ano. Há ainda o compromisso com o avanço da obra da Cidade Universitária e inauguração de 13 novos núcleos da UEA no interior este ano, além da ampliação de oferta de bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica.

Ampliação do Ronda no Bairro

Na segurança, o governador vai destacar a ampliação do Ronda no Bairro, com a realização de novo concurso para Polícia Militar, e da infraestrutura, na capital e interior. A ênfase será na implantação do novo programa "Todos pela Vida", a partir de março, que inclui ações integradas da segurança, educação, cultura e esporte, além da implantação de novas estruturas de atendimento de crianças e jovens em situação de risco.

Além dessas áreas, o governador também abordará avanços e metas nas áreas social, com a expansão de Centros de Convivência, novo concurso para servidores da área e fortalecimento de políticas específicas para mulheres, idosos e pessoas com deficiência.  

Programa Terra Produtiva

Na produção rural, a meta é implantar o programa “Terra Produtiva”, com mais oferta de assistência técnica e crédito, com apoio especialmente ao desenvolvimento da piscicultura. Ainda nessa área, a novidade será a implantação da Casa do Produtor Rural, uma espécie de PAC do setor primário, reunindo serviços públicos para o setor rural, e a implantação do Banco do Povo este ano.

O governador abordou, ainda, durante a leitura da mensagem, iniciativas nas áreas de cultura e esporte, bem como a continuidade de investimentos em infraestrutura e habitação.

“Quero agradecer a todo o governo, pois não se faz nada sozinho. Esse é um governo de todos nós. Um governo que ao longo dos 30 anos muitos estiveram presentes e nós convivemos e vamos com certeza, juntos, com a ajuda dos outros poderes aqui representados e a ajuda desta Casa com o aprimoramento das ações, dos programas, dos projetos de leis que para cá vem contribuir para a construção de um Amazonas melhor”, concluiu.

*Com informações da assessoria e da repórter Janaína Andrade


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.