Quinta-feira, 09 de Julho de 2020
OBRA

Governo do AM anuncia construção de porto na comunidade do Itaubal, em Itacoatiara

Obra terá impacto na economia da localidade, uma vez que favorecerá o escoamento da produção, além de permitir melhor condição de deslocamento



porto_em_ita_3A3EC469-EC86-4F34-9122-38D2670EF535.jpg Foto: Divulgação
02/06/2020 às 20:43

O município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) será beneficiado com a construção de mais um porto em seu território. Com investimento de R$ 950 mil, o Governo do Amazonas vai construir, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), um porto flutuante e uma rampa de acesso na estrada do Itaubal, no rio Arari, naquele município. 

O contrato prevê a construção de um cais flutuante para permitir a atracação de pequenas embarcações e para o acesso de pedestres aos barcos. Além disso, será executada a construção de um abrigo em alvenaria, que será usado como depósito de materiais e área de espera e conforto para os passageiros, o chamado retroporto.



A obra inclui ainda uma rampa de concreto para permitir o acesso ao porto flutuante metálico, com lateral rebaixada em ambos os lados para a colocação de trilhos, que servirão para a subida e descida de mercadorias. Na parte central da rampa, será construída uma escada para facilitar a circulação de passageiros.

A obra terá impacto na economia daquela localidade, uma vez que favorecerá o escoamento da produção, além de permitir melhor condição de deslocamento para a população. “A construção desse porto demonstra claramente a preocupação do Governo do Amazonas em facilitar a vida dos moradores das comunidades interioranas principalmente quanto ao escoamento da produção agrícola”, destacou o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima.

Abastecimento de água

Além do porto, da rampa de acesso e do galpão para armazenar os produtos, o projeto também contempla a construção de um poço e de um sistema de abastecimento de água potável para a comunidade local, o que não acontecia anteriormente.

Estas obras vão beneficiar de sete a dez mil pessoas, moradoras de comunidades existentes ao longo da estrada do Itaubal e do rio Arari. O contrato tem vigência até o mês de dezembro de 2020.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.