Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
NA PAUTA

Governo do AM debate estratégias de gestão ambiental em encontro no Tocantins

O encontro antecede a 18ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, liderado pelo governador Wilson Lima, que inicia hoje (1º) na capital de Tocantins, Palmas



hudashuhuaa_0BC3A422-49B0-48B3-B710-527007F0EABB.JPG Foto: Divulgação
01/08/2019 às 10:28

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Amazonas está participando da discussão sobre agendas estratégicas de gestão ambiental no encontro da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF), realizado nesta quarta-feira (31), em Palmas (TO).

A agenda antecede a 18ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que terá início nesta quinta-feira (01) no Tocantins e contará com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima.



De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, uma das principais discussões na Câmara Setorial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi a regulamentação do artigo 41 do Código Florestal, que trata de Pagamento por Serviços Ambientais. Além disso, foi pauta também a preparação para a realização da reunião anual do Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta 2020 em Manaus.

“Receber esta agenda internacional em Manaus será importante para apresentar nossas iniciativas de desenvolvimento sustentável a um público estratégico, ampliando a possibilidade de parcerias que beneficiem a população do Amazonas, principalmente do interior do Estado. Um dos pontos importantes aqui no Tocantins foi a busca de recursos para realização do evento em Manaus. A ideia é reduzir o custo público tornando do fórum global uma oportunidade para movimentar a economia da capital”, destacou Taveira.

Além do secretário do Amazonas, participam do encontro os titulares de órgãos da gestão ambiental dos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.

Fórum Global

Em maio, o Amazonas foi escolhido como o estado que sediará a próxima edição do Fórum Global dos Governadores para Climas e Floresta, em 2020. O evento reúne 38 governadores de estados e províncias de 10 países que possuem área florestal. São eles: Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru. Ele foi criado em 2008 para cooperação em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa.

* Com informações da assessoria

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.