Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
FAPEAM

Governo do AM divulga resultado do Programa Ciência na Escola

Programa da Fapeam teve 600 projetos aprovados em sua edição 2020



FOTO__rico_Xavier_8ECF0A7B-75CF-4EC7-AC46-BA6B4A568E55.jpg Foto: Divulgação
07/08/2020 às 14:48

Um total de 600 projetos submetidos por professores da capital e do interior do Amazonas foi aprovado na edição 2020 do Programa Ciência na Escola (PCE). O anúncio do resultado final do Edital nº 001/2020 foi feito nesta sexta-feira (07/08), durante live transmitida no canal do YouTube da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Pioneiro no país, o PCE é uma ação criada pela Fapeam desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria Municipal de Educação (Semed). O programa é direcionado à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.



Lançada no mês de fevereiro deste ano, a edição 2020 do PCE recebeu número recorde de propostas. Foram 912 projetos inscritos de 38 municípios do Amazonas, representando um aumento de 22% em relação à edição de 2019.

Durante o anúncio, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, enfatizou que o PCE é um programa com um grande diferencial para a educação básica do Amazonas.

“O PCE é muito especial para Fapeam, porque ele é direcionado para a educação básica. É um programa que conta com professores e estudantes que têm a oportunidade de se aproximarem da pesquisa científica e da pesquisa tecnológica, propiciando benefícios não só para o ensino, mas também para seus atores e para a comunidade, além de ser um meio que os leva a valorizar exatamente isso, a educação, a ciência, a tecnologia e inovação”, pontuou.

Para o secretário estadual de Educação e Desporto, Luis Fabian Barbosa, a educação inovadora é aquela que foca no desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.

“Dentre essas habilidades está a de solucionar problemas, informar nosso aluno sobre o método científico; isso nos ajuda muito no desenvolvimento dessa habilidade. A Fapeam, por meio do PCE, tem sido uma grande aliada para a implementação de uma nova educação na rede estadual de Educação”, enfatiza.

Segundo a secretária da Semed Manaus, Kátia Helena Schweickardt, para produzir bons cientistas é necessário, antes de tudo, alfabetizar as crianças, avançar no letramento deles, seja no letramento em ciências, seja em matemática, seja nas linguagens.

“Nós temos conseguido aos poucos fazer isso, melhorando a qualidade da educação básica na cidade de Manaus. Nos últimos anos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, tem avançado na produção científica, e tem sido fundamental nesse processo a parceria com a Fapeam. Conseguimos em 2018 aprovar 86 projetos no Programa Ciência na Escola e, em 2019, demos um salto para 110 projetos. Ano a ano a gente vem conseguindo resultados”, destaca.

Investimento 

O PCE 2020 conta com investimento de R$ 3.366.000,00 (três milhões, trezentos e sessenta e seis mil reais), oriundos do orçamento da Fapeam, para a participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica desenvolvidos no âmbito da educação básica.

Cada proposta aprovada poderá contemplar 1 (uma) bolsa Professor Ciência na Escola – PCE/I pelo período de 6 (seis) meses, e até 3 (três) bolsas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior – ICT/JR pelo período de 5 (cinco) meses.

Sobre o programa

Criado em 2004, o  PCE  é uma iniciativa da Fapeam, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Semed Manaus, com objetivo de apoiar a participação de professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais e municipais.

O resultado do PCE

Edital nº 01/2020 pode ser conferido pelo link: http://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/RESULTADO-PCE1.pdf

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.