Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
MEIO AMBIENTE

Governo do AM lança ‘Junho Verde’ e inaugura novos espaços no Parque Sumaúma

Mês terá programação voltada para conscientização sobre a importância do meio ambiente em 18 cidades



SUMAUMA_6_-_FOTO_BRUNO_ZANARDO_SECOM_CDC3C422-D585-44B4-A9B3-E13A23A88D89.jpeg Foto: Divulgação
02/06/2019 às 19:45

O Governo do Estado lançou, neste domingo (2), a campanha "Junho Verde" para conscientização sobre a importância do meio ambiente. A ação ocorrerá durante todo o mês de junho, percorrendo diferentes zonas de Manaus e mais 17 municípios no interior do Amazonas. A programação foi divulgada durante evento de inauguração de novos espaços no Parque Sumaúma, na Zona Norte de Manaus.

Promovida em parceria entre Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a campanha vai desde ações de educação ambiental a capacitação técnica. Antes comemorado apenas na primeira semana do mês, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o tema será pauta para o Governo do Estado durante todo o mês de junho, dando mais capilaridade às ações, que ocorrerão tanto em centros urbanos como nas Unidades de Conservação (UC) Estaduais localizadas nas zonas rurais dos municípios.



As ações do "Junho Verde" serão todas gratuitas e ocorrerão nos municípios de Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, Nhamundá, Eirunepé, Manicoré, Borba, Canutama, Maués, Novo Airão, Tapauá, Tefé, Maraã, Fonte Boa, Novo Aripuanã, Jutaí, São Sebastião do Uatumã e Itapiranga. A programação completa da campanha está no site da Sema.

"Começamos o Mês do Meio Ambiente abrindo as portas do Parque Sumaúma para receber as famílias aos domingos e levaremos ações também para o interior. Lançaremos no próximo fim de semana em Parintins uma campanha de conscientização contra o consumo ilegal da carne de caça, e teremos também ações em vários municípios coordenadas pela Sema em colaboração com as secretarias municipais. Também estaremos em Parintins no período do Festival Folclórico fazendo um trabalho de coleta seletiva, redução de resíduos e conscientização ambiental, fazendo que o festival deixe de ser conhecido apenas pelas letras que falam sobre meio ambiente mas tendo ações efetivas também de proteção", disse o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

De acordo com o presidente do Ipaam, Juliano Valente, a conscientização promovida pelo "Junho Verde" diminui os crimes ambientais. "As ações de comando e controle são menos demandadas quando temos o cidadão consciente do seu papel, então ações como esta são favoráveis para que a gente não só trabalhe lá na ponta repreendendo quem comete crimes, mas também neste viés de conscientizar", ressaltou.

Para o secretário estadual de Educação, Luiz Castro, a parceria entre secretarias fortalece as atividades de educação e cuidado com a natureza. Ele destacou ainda a importância de ter o Parque Estadual Sumaúma como palco da campanha na capital. "Fico muito feliz que o atual governo, por meio da Sema, tenha adotado este parque como um espaço de mostruário da educação ambiental, de conhecimento da natureza e de pesquisa científica e visitação turística. Este é um resgate de um símbolo na nossa cidade e representa hoje também um marco no início das ações integradas que faremos ao longo do mês. Vamos trabalhar para despertar o sentimento de proteção ao meio ambiente", afirmou.

A ação conta com apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Instituto Sumaúma, Campanha Salve o Sauim, Pedala Manaus, Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), Associação dos Agentes Ambientais Voluntários das Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá e Amanã, Instituto Mamirauá, Prefeitura Municipal de Parintins, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), empresa Denso e empresa White Martins.

Melhorias no Parque Estadual Sumaúma

No lançamento da campanha, o Governo apresentou as melhorias já promovidas no Parque nesta nova gestão. Foram inaugurados o novo viveiro de mudas, o parquinho infantil revitalizado e o novo centro multimídia "Sala da Biodiversidade Sauim-de-Coleira", uma parceria entre Sema, Ipaam e Seduc para educação ambiental.

Os espaços foram revitalizados com apoio do MPE-AM, que liderou Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (Taca) que destinou recursos para o parque. "O Sumaúma é uma das unidades mais agredidas, por estar no meio da cidade, mas a comunidade está sempre atenta, denunciando. No caso destes espaços inaugurados hoje, foi feita uma denúncia de invasão pelo Instituto Sumaúma, mas conseguimos retirar o invasor e fizemos esta compensação ambiental, revertendo os recursos em favor do parque e de seus usuários", explicou o titular da 18ª Promotoria de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do MPE-AM, Francisco Argüelles.

A partir deste mês, o Parque Estadual Sumaúma passará também a funcionar aos domingos, oferecendo uma nova opção de lazer, bem-estar e educação ambiental para a população da zona norte da capital.

"O Parque Sumaúma é uma janela que temos para trabalhar educação ambiental para as comunidades, e não estamos fazendo isso sozinho, mas com parceiros como a Seduc e Ipaam. A ideia é que aqui seja um centro de educação ambiental para as escolas do entorno, para a comunidade. Ficamos felizes de ver a comunidade integrada, participando e conhecendo mais este espaço", afirmou o secretário da Sema, Eduardo Taveira.

A cientista social Mickela Souza prestigiou o evento com a família e elogiou a iniciativa do Governo do Estado. "Este é um pleito antigo não só dos moradores da zona norte de Manaus, mas de todos da cidade que se envolvem nas ações ambientais e querem ver nosso patrimônio bem cuidado. Este espaço nos dá uma oportunidade enorme de engajar as crianças, fazendo com que elas consigam estar em sintonia com o meio ambiente", declarou.

Participaram também como voluntários no evento mais de 60 servidores da Amazonprev. O presidente do Fundo, André Zogahib, explicou que o órgão possui uma política de boas práticas de cuidados com a natureza. "Nossos servidores e suas famílias vieram para o evento e levarão a mensagem para os nossos aposentados e pensionistas, para que também tratem o meio ambiente como deve ser tratado, com muito cuidado, zelo e respeito", afirmou.

O projeto de revitalização do Parque Estadual Sumaúma foi uma das primeiras ações anunciadas pela nova gestão da Sema neste ano. O parque é a única unidade de conservação estadual em zona urbana e, em seus 51 hectares de floresta amazônica, abriga espécies importantes, como o sauim-de-coleira, animal símbolo de Manaus ameaçado de extinção.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

18 Nov
bradesco_C22DD61C-FE71-4FDD-BB1B-A5B7C048EF01.JPG

TRT11 celebra acordo de R$ 1,1 milhão entre Bradesco e ex-funcionária

18/11/2019 às 11:20

A bancária ingressou com reclamação trabalhista contra o HSBC e o Bradesco em novembro de 2016, pretendendo receber o pagamento de diferenças salariais, horas extras, tempo a disposição da instituição financeira durante as viagens, além indenização pelos danos morais sofridos no ambiente de trabalho


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.