Sábado, 24 de Julho de 2021
Ação profissionalizante

Governo do Amazonas entrega certificados de conclusão de cursos para acolhidos em abrigo

Ação profissionalizante é uma parceria entre Sejusc e Cetam, e tem como objetivo oportunizar formação e qualificação profissional para os abrigados



WhatsApp_Image_2021-05-24_at_18.15.16_ACA509F5-FCC0-4854-AB19-23FE83ADE91F.jpeg Foto: Divulgação
24/05/2021 às 18:20

O Governo Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), entregou na tarde desta segunda-feira (24/05), em parceria com o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam), 23 certificados de conclusão dos cursos de Estoquista e Repositor de Mercadorias para os acolhidos do Abrigo Emergencial Temporário, voltado à população em situação de rua. 

 A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, afirmou que desde a concepção do projeto do Abrigo Emergencial, o governador Wilson Lima determinou que o espaço contasse com mecanismos e parcerias que pudessem oportunizar formação e qualificação profissional para os abrigados. 



“Esse momento é um divisor de águas porque, a partir de hoje, eles têm currículo. Muitos não tinham formação e qualificação nenhuma [antes de entrarem no espaço]. E agora eles podem ser inseridos no mercado de trabalho. É fundamental esse dia e acredito que irá mudar completamente a vida deles”, disse a gestora. 

A diretora acadêmica do Cetam, Rita Mara Garcia, destacou que os abrigados não são mais alunos e sim profissionais capacitados para executar suas funções.

“O certificado do Cetam serve no Brasil inteiro. Eles estão preparados para o mercado de trabalho. Isso é fundamental. Pessoas que não tinham mais esperança, que estavam em uma situação vulnerável, hoje estão uniformizadas. É o Governo do Estado atendendo quem realmente precisa”, afirmou Rita. 

Novos olhares

Atuando dentro do Abrigo Emergencial desde a abertura, no dia 25 de fevereiro deste ano, o gerente de Políticas à População em Situação de Rua da Sejusc, Edney de Souza, compartilhou ser uma emoção grande poder colaborar com a formação dos acolhidos. 

“Para muitas pessoas pode não parecer nada, porque acreditam ser uma coisa tão simples, não é? Mas é um curso que qualifica e capacita pessoas em situação de vulnerabilidade, e dá para eles uma oportunidade de trabalho. Para nós é uma satisfação muito grande poder oportunizá-los; dar uma nova perspectiva de vida”, contou. 

Recomeço

Egresso do Abrigo Emergencial, um jovem de 24 anos, que retornou ao mercado de trabalho por meio de uma ação da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), retornou ao espaço somente para buscar os certificados. 

“Isso é muito importante para nós, porque muitas pessoas em situação de rua daqui não tinham cursos. Por isso, também não tinham como fazer o currículo. O curso do Cetam nos ajudou bastante”, garante o homem que, na próxima quinta-feira (27/05), inicia como eletricista em uma empresa. 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.