Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
PIAÇAVA

Governo do Amazonas vai comprar 80 mil vassouras produzidas em Barcelos

Compra vai atender parte da demanda de material da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)



9ea40b6f-b18c-43b9-ab90-7567606e4cd1_95CA6184-6416-443C-8840-AEEF876FA55F.jpg Foto: Divulgação
27/03/2019 às 22:11

O Governo do Estado do Amazonas vai abrir edital para a compra de 80 mil vassouras produzidas em Barcelos. A informação é da secretária-executiva-adjunta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Christina Fischer, que presidiu uma reunião com representantes da Prefeitura de Barcelos, Câmara Municipal de Barcelos, cooperativa de extrativistas, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). 

“Recebi com imensa alegria a notícia de que o Governo do Estado vai priorizar a produção do nosso caboclo extrativista. A indústria da piaçava já foi o carro chefe da economia de Barcelos, representando cerca de 80% do PIB do nosso município. Hoje, infelizmente, o setor caminha a passos lentos”, comentou o prefeito de Barcelos, Edson Mendes.     

Na avaliação do prefeito, o momento é de fortalecer as cooperativas para viabilizar a retomada da atividade no município. “Nosso trabalho agora é dar toda a assistência para as cooperativas estarem devidamente regularizadas para fornecer para o Estado. Com isso, reforçamos nosso compromisso de campanha de reerguer o setor produtivo, gerando emprego e renda para o povo de Barcelos”, afirmou.  

De acordo com o chefe do Departamento de Negócios Florestais da ADS, Jardel Luzeiro, as 80 mil vassouras atenderão apenas parte da demanda da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “Acreditamos que a demanda total do Governo do Estado pode chegar a 500 mil vassouras. Além do Governo do Amazonas, ainda há outros clientes como a Prefeitura de Manaus, com uma necessidade até maior por produtos como vassouras de piaçava e de titica”, informou. 

O grupo voltará a reunir nesta quinta-feira, na ALEAM, para definir os próximos passos para regularizar as cooperativas de Barcelos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.