Publicidade
Cotidiano
Notícias

Governo do Estado busca recursos para construir portos em Manacapuru e Itacoatiara

Um dos terminais será voltado para atender a indústria e o outro para receber e distribuir a produção das cidades das calhas do Purus, Juruá e Solimões – com o escoamento pela estrada para Manaus e outros mercados consumidores 22/08/2015 às 03:44
Show 1
Anúncio foi feito durante inauguração da primeira etapa das obras da AM 070
acritica.com ---

Durante a inauguração do primeiro trecho da duplicação da AM-070, que liga Manaus a Iranduba e Manacapuru, ontem (21), o governador José Melo (Pros) anunciou que negocia recursos para construir dois novos portos na Região Metropolitana de Manaus (RMM). 

Um dos portos será construído em Itacoatiara, para atender a indústria, e o outro em Manacapuru, voltado receber e distribuir a produção das cidades das calhas do Purus, Juruá e Solimões – com o escoamento pela estrada para Manaus e outros mercados consumidores.

O projeto do porto de Manacapuru, como portal de escoamento da produção do interior do Estado, também foi destacado pelo senador Omar Aziz (PSD), presente na cerimônia. A proposta já havia sido aventada por Omar no fim do seu mandato no governo em janeiro de 2014.

“Agora a luta minha e do Melo é que se construa um porto descente em Manacapuru para se exportar a produção do Purus e Solimões e baratear a produção e dar uma finalidade econômica a essa estrada. Não é apenas para melhorar o trajeto da população, o foco é incrementar a economia, facilitar o escoamento e melhorar a qualidade de vida”, afirmou Aziz.

Melo ressaltou que a duplicação da estrada faz parte de um plano de infraestrutura para a diversificação e estímulo da economia do Estado, que inclui a construção os portos que serão construídos.

“Concebemos três eixos de desenvolvimento para o Amazonas olhando a oportunidade de criarmos um projeto econômico que ajude a Zona Franca de Manaus. E esta estrada está no centro de um desses eixos”, afirmou José Melo.

Publicidade
Publicidade