Publicidade
Cotidiano
ESTRATÉGIAS

Governo e Ufam discutem ampliação de vagas em hospitais universitários

Estratégia foi discutida em reunião entre o novo secretário de saúde, Francisco Deodato, e o reitor Sylvio Puga 24/10/2017 às 16:01
Show secom
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O Governo do Estado e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pretendem ampliar a oferta de vagas e de serviços nos hospitais universitários do Amazonas. A estratégia foi discutida em reunião entre o novo secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, que assumiu a pasta há 20 dias, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, e a direção dos hospitais universitários Getúlio Vargas e Francisca Mendes.

“A nossa intenção é propor uma parceria que possa melhorar os serviços que estas unidades oferecem para a população de Manaus e do Amazonas. A Ufam é sempre um parceiro importante e estas unidades são estratégicas no sistema. Traçamos um plano de metas, a partir do qual teremos a definição de serviços a serem oferecidos, no menor tempo possível, à população”, declarou o secretário de saúde, após reunião com os gestores, na última segunda-feira (23), na sede da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).

Serviços mais eficientes

Segundo Deodato, a parceria com a Ufam e a Susam já vem trazendo resultados. “Acreditamos que esta parceria pode resultar em serviços mais eficientes, como já estamos fazendo no Francisca Mendes, nos mutirões de cateterismo, cirurgias cardíacas adulto e infantis, entre outros. Esperamos que, em breve, possamos estar anunciando as ações que vão ocorrer no HUGV”, acrescentou.

O reitor Sylvio Puga destacou a importância da parceria para a população. “Eu trouxe para a reunião o diretor do HUGV e do Francisca Mendes, que são hospitais onde a universidade faz o seu gerenciamento na área de saúde, e conversamos sobre o fortalecimento de parcerias que venham cada vez mais ampliar o acesso da população aos serviços de saúde de qualidade. O Francisca Mendes é um hospital especializado na área de cardiologia. Já o HUGV atende várias especialidades. É nesta linha que viemos conversar com o secretário, para que possamos ampliar os serviços que já são oferecidos e, em breve, ter também novas especialidades no HUGV”, disse.

Certificação federal

Os hospitais universitários são certificados pelos Ministérios da Educação e da Saúde, caráter que torna as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tripé da educação superior no Brasil, inerentes ao seu âmbito de atuação. Além disso, as unidades integram o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento à população.

Publicidade
Publicidade