Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Notícias

Governo federal libera R$ 150 milhões para combater dengue e febre Chikungunya

Repasse foi autorizado pelo Ministério da Saúde para ações de vigilância, prevenção e controle das doenças, transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus



1.jpg Governo libera recursos para ações de vigilância, prevenção e controle das doenças

Uma portaria do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União autorizou o repasse de R$ 150 milhões para ações de vigilância, prevenção e controle da dengue e da febre chikungunya, doenças transmitidas pelos mesmos mosquitos, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, em todo território nacional.

Segundo a publicação, foram considerados fatores como circulação simultânea de quatro sorotipos de dengue e a existência de um grande número de pessoas expostas previamente a infecções pelo vírus, o que aumenta o risco de epidemias com formas graves da doença e elevado número de mortes.



O ministério destacou a recente introdução da febre chikungunya no Brasil, com transmissão autóctone comprovada em alguns municípios, inclusive no Amazonas, com “risco iminente de expansão do vírus”. A assessoria do ministério esclareceu que toda a população brasileira está suscetível à doença. A portaria já entrou em vigor.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.