Sábado, 17 de Agosto de 2019
ECONOMIA

Governo federal quer regulamentar Zonas Ecológico-Econômicas no AM

Áreas com preservação e que precisam de apoio institucional para impulsionar o desenvolvimento econômico devem ser implantadas nas regiões Metropolitana, do Baixo Amazonas e dos rios Purus e Madeira



BOLSO_5_A9A80580-E1B6-479F-9702-D36704E85D6F.jpg Foto: Divulgação
09/07/2019 às 15:59

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta terça-feira (09/07) que o governo Federal está trabalhando na regulamentação e regularização das Zonas Ecológico-Econômicas (ZEE) nas regiões Metropolitana de Manaus, do Baixo Amazonas e dos rios Purus e Madeira.

As ZEEs são áreas com meio ambiente preservado e que precisam de apoio institucional para impulsionar o desenvolvimento econômico sem causar danos ao ecossistema.

A declaração do presidente aconteceu em Brasília, durante encontro com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, o governador do Amazonas, Wilson Lima, o deputado federal Delegado Pablo e representantes de órgãos ambientais.

Com a regulamentação das ZEEs, as prefeituras e os governos Federal e Estadual poderão unir esforços para alavancar atividades econômicas que sejam características de cada região.

Outra vantagem das ZEEs é o acompanhamento eficiente das condições de conservação e uso correto do solo, recursos minerais, hídricos e florestais, que terão que ser respeitados pelas atividades econômicas a serem implantadas.

Após a reunião, o deputado federal Delegado Pablo disse que o governo Federal conhece as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores de regiões distantes dos centros urbanos.

“O governo quer melhorar as condições de trabalho e dar mais oportunidades ao homem do interior, sem deixar de lado a preservação ambiental”, explicou Delegado Pablo.

O deputado ressaltou que o Amazonas é o exemplo perfeito da dificuldade de conciliar desenvolvimento econômico/humano com a preservação do meio ambiente. “O atual sistema conserva a floresta, porém deixa o homem do interior na extrema pobreza. Temos que mudar esse abandono que atinge milhares de trabalhadores”, completou.

*Com informações da assessoria de imprensa.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.