Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
Saneamento

Governo inaugura estação de tratamento de água de Atalaia do Norte

Cidade com 3º pior IDH do Brasil teve ação prioritária da Cosama, que agora oferece água de qualidade e, dessa forma, promove a saúde no município



WhatsApp_Image_2020-06-22_at_14.17.18_BBF11EBE-4081-4468-863D-BF8B2C3B4CD4.jpeg Foto: Divulgação
23/06/2020 às 08:39

A nova estação de tratamento de água no município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus), com investimentos na ordem de R$ 410 mil realizados pelo Governo do Estado do Amazonas,por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), eliminou diversas doenças da cidade, terceira na lista de pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

O governador Wilson Lima inaugurou, na quinta-feira (18), a agência da Cosama na cidade e na ocasião anunciou um investimento de R$ 4 milhões para melhorar ainda mais a distribuição, que atualmente atende 70% da população, além de aquisição de novos equipamentos para laboratórios e melhorias na infraestrutura.



 Inauguração. Foto:Michel Melo/Secom

“A população ganha em saúde, reforçando a imunidade, o que é fundamental, para que não se desenvolvam quadros graves do novo coronavírus”, concluiu.

 Wilson Lima. Foto: Michel Melo/Secom

Para o biólogo e morador da cidade Marcos Filho, 45, houve uma diminuição nos casos de doenças de veiculação hídrica nos últimos meses em comparação ao início do ano passado. “O caso de doenças diminuiu quando a Cosama assumiu o abastecimento de água, pois está seguindo um parâmetro de tratamento.  A água hoje ofertada é de ótima qualidade tanto é que a gente consegue tomar direto da torneira”, disse.

 O biólogo Marcos Filho. Foto: Filipe Augusto/Cosama

O químico da Cosama Raphael Breciane explica o tratamento no sistema de abastecimento de Atalaia do Norte. “O trabalho químico foi realizado por floculação, decantação, filtração e desinfecção com hipoclorito de cálcio 65% de teor ativo e concentração de 1,5% o que torna o tratamento padrão e os processos de assepsia eficaz”, enfatizou. 

 Raphael Breciane. Foto: Michel Melo/Secom

Segundo o presidente da Cosama, Armando do Valle, Atalaia do Norte virou uma prioridade de trabalho devido os altos índices de doença causados pela água e pelo descaso no sistema. “Recebi a missão do governador Wilson Lima e iniciamos um estudo técnico para identificar os problemas e resolvê-los, após 10 meses entregamos uma nova agência para a população, que em tempos de pandemia conseguimos ter resultados positivos para a saúde da população, fornecendo água que salvou vidas”, disse. 

Em janeiro de 2019, a realidade de Atalaia do Norte era crítica devido a água ser distribuída sem tratamento, direto do rio Javari, captada e distribuída de maneira bruta causando para a população doenças de veiculação hídrica como por exemplo diarreia e verminoses em geral, além de coceiras e vômitos.  

Nesse período o sistema de abastecimento era administrado pelo poder municipal através do Sistema de Abastecimento de Atalaia do Norte (SAAN).

Investimentos

Foram realizados pela Cosama melhorias no sistema de captação superficial de água; reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA); recuperação de reservatórios de água e rede; implantação de laboratório químico para que as devidas análises na água pudessem ser realizadas periodicamente; construção de estoque; aquisição de três novas bombas de captação para melhorar a distribuição de água; construção civil da sede da Cosama; aquisição de bens materiais para o atendimento ao público; e implantação do sistema comercial.

 Foto: Michel Melo/Secom

De acordo com a professora Margareth Feliz, 37, ela dependia da água da chuva para consumo da família. “Há um ano essa água não era boa, pois ela era barrenta. Passávamos era semanas sem ter água em casa, e a gente tinha que pegar água da chuva para encher os baldes e consumir e fazer comida. Mas hoje posso ir na minha torneira e ter água para o meu próprio consumo”, afirmou.

 Foto: Michel Melo/Secom

Covid-19

Desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Amazonas no dia 13 de março até hoje o município possui 393 casos confirmados e um óbito após três meses do primeiro caso.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.