Notícias

Governo investigará alterações em perfis de jornalistas no Wikipédia feitas de dentro do Planalto

Equipe terá 30 dias para concluir as investigações; medida foi publicada nesta terça (12), no Diário Oficial da União, após a repercussão extremamente negativa do episódio

Yara Aquino (Agência Brasil)
12/08/2014 às 18:48.
Atualizado em 19/03/2022 às 17:09

(Computador que alterou os perfis tinha endereço eletrônico do Planalto)

O governo federal publicou, na edição de hoje (12) do Diário Oficial da União, portaria que cria uma comissão de sindicância Investigativa portaria que cria uma comissão de sindicância Investigativa para apurar o caso das alterações feitas em perfis de jornalistas na Wikipédia, enciclopédia virtual, a partir da rede de internet do Palácio do Planalto. A portaria estabelece o prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos e designa os servidores que integram a comissão.

Na última sexta-feira (8), a Secretaria de Administração da Presidência da República havia informado que iria apurar o uso da rede de internet do Planalto para fazer as alterações.

Reportagem do jornal O Globo publicada no dia 8 aponta que os perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, ambos das Organizações Globo, na Wikipédia, foram alterados, em maio do ano passado, a partir da rede de internet do Palácio do Planalto. Foram incluídas críticas às atuações dos profissionais como comentaristas econômicos.

A presidenta Dilma Rousseff classificou de inadmissível o uso da rede do Palácio para as alterações ao comentar o assunto durante evento de campanha, no sábado (9). "A minha opinião é que isso é absolutamente inadmissível por parte do Planalto, do governo federal, ou por parte de qualquer governo. Nesse caso específico é algo que quem individualmente quiser fazer que o faça, mas não coloque o governo no meio”, disse.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por