Domingo, 17 de Outubro de 2021
Mandados de prisão

Grileiros desmataram 16 milhões de m² de floresta no sul do Amazonas e Acre; quadrilha foi presa

Polícia Federal cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Boca do Acre, Lábrea e Pauini, no Amazonas, além de Rio Branco, Senado Guiomard e Acrelândia, no Acre



WhatsApp_Image_2021-10-07_at_17.11.08_F94E7180-B92E-4690-A63C-50C81D658A55.jpeg Foto: Divulgação
07/10/2021 às 17:20

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (7) a Operação Tayassu, onde foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Boca do Acre, Lábrea e Pauini, no Amazonas, além de Rio Branco, Senado Guiomard e Acrelândia, no Acre. De acordo com a PF, o objetivo da ação foi investigar uma organização criminosa estruturada para invadir, adquirir, desmatar e comercializar ilicitamente terras de domínio público federal, localizadas na região sul do Estado do Amazonas e do Acre.

O grupo criminoso deu um prejuízo de R$ 28 milhões de dano ambiental nos dois Estados. Conforme a  PF, a investigação apurou que o grupo criminoso desmatou aproximadamente 1.600 hectares de terras da União, o que equivale a aproximadamente 16 milhões de m².

Mais de 100 policiais federais deram cumprimento, com apoio de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a diversas medidas judiciais, como prisões preventivas, além dos mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, o grupo criminoso contava com a participação de empresários de Rio Branco (AC) além de servidor público do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que atuava no sentido de “esquentar” a documentação das áreas.

Ainda segundo a PF, além disso, foi identificada a participação de um ex-parlamentar do Estado do Acre, que teria adquirido parte das áreas griladas e as utilizado para criação de gado.

Justiça

A Justiça Federal do Amazonas autorizou o bloqueio/sequestro de bens e valores da organização criminosa até o valor de R$ 28 milhões. Trata-se do custo estimado pelo laudo pericial da Polícia Federal como o valor do dano ambiental causado.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.