Publicidade
Cotidiano
Notícias

Grupo criado em Manaus busca doações para enviar aos desabrigados por tragédia em MG

Professores e acadêmicos de Manaus criaram uma campanha online para arrecadar água e ração animal. Por enquanto, há dez pontos de coletas na cidade, divididos pelas várias Zonas da capital 17/11/2015 às 12:54
Show 1
Passagem da lama pelo Rio Doce causa desastre ambiental em Governador Valadares (MG)
isabelle valois Manaus (AM)

Como uma forma de ajudar a população que está passando por sérios problemas de falta de água no interior de Minas Gerais, onde duas barragens romperam e inudaram diversas cidades com lama e contaminaram reservatórios de água, universitários e professores acadêmicos de Manaus criaram uma campanha para arrecadar galões e garrafas pets de água, além de rações para animais domésticos. A ação teve início no último sábado (14) com um grupo no Facebook chamado "SOS Mariana – Manaus (AM)". Até a manhã desta terça-feira (17), mais de 1,7 mil pessoas haviam se juntado ao movimento.

Por enquanto há dez pontos de coletas na cidade, divididos pelas várias Zonas de Manaus. Umas das organizadoras da campanha, a estudante de psicologia da faculdade Fametro, Elianne Farias, de 19 anos, contou que a idéia surgiu após ler uma postagem do professor Rockson Pessoa no Facebook com relatos da situação de como encontrava as famílias em Mariana.

“Fiquei analisando e comecei a comentar que poderíamos fazer algo. O professor entrou em contato com uma pessoa que se encontra em Governador Valadares e com a Força Aérea Brasileira (FAB), para verificar de qual forma poderíamos ajudar. Foi assim que surgiu a campanha”, contou a universitária.

Desde sábado, Elianne começou a organizar a ajuda. “Estamos no aguardo para saber quantos litros o avião da Força Aérea consegue transportar como doação. A idéia é enviar todas as arrecadações no início do mês de dezembro. Acredito que uma equipe da campanha deve acompanhar para realizar o registro”, comentou.

Além da arrecadação de água e ração para pets, o grupo pede que idosos, crianças e a sociedade em geral possa escrever cartas de motivação que devem ser entregue as famílias junto com as doações. “Sempre é bom receber uma palavra de conforto e mostrar que eles não estão só. As crianças que ainda não escrevem podem fazer desenhos tenho certeza que tudo será bem recebido”, disse a universitária.

Por enquanto, a campanha recebeu 9 garrafões de 20 litros. A coordenação da campanha aguarda contato com as Organizações Não Governamentais (ONG´s) de pets para conseguir doações de ração para os animais que também sofreram com rompimento da barragem de rejeitos de mineração no interior de Minas Gerais.

O caso

No dia 5 de novembro, as barragens da Samarco (empresa controlada pela Vale e pela BHP Billiton), roumpeu e formou ondas de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, além de chegar a outras regiões de Minas Gerais e Espírito Santo. A lama alcançou o rio Doce e impediu a captação de água, além de ocasionar sérios problemas no ecossistema da região.

Até o momento, 11 corpos foram encontrados, de vítimas em razão do rompimento das barragens. Os corpos foram encontrados em áreas afetadas pelo rompimento das barragens Fundão e Santarém, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, área central de Minas Gerais. Deste número, sete foram identificados. Conforme informações do corpo de Bombeiros de Minas Gerais, há 15 pessoas desaparecidas, deste dado, nove são funcionários da mineradora Samarco e seis moradores do local.

Nesta semana, o Ministério Público (MP) de Minas Gerais fechou um acordo com a Mineradora Samarco para pagamento de caução socioambiental de R$ 1 bilhão por conta do rompimento de duas barragens de rejeitos de mineração em Mariana (MG).

Pontos de Coleta em Manaus

*Rua Itaenga, número 47, conjunto Canaã, Alvorada I , ao lado da policlínica Fisiotec, horário de 18h as 23h
*Ufam, mini campus, Bloco X, laboratório de desenvolvimento
**Ufam, FAPSI - Faculdade de Psicologia. Laboratório de Desenvolvimento Humano
*Uninorte: Unidade 10, na coordenação de Psicologia, rua 10 Julho, s/n, Centro, ao lado do colégio Brasileiro Pedro Silvestre. Contatos: Tainá 981368770 (manhã) e Sílvia 981824287 (noite)
*Rua: General Carneiro nº 1120, bairro São Francisco (casa do portão preto) (Residência do Emerson)
*Avenida F, quadra 41 casa 37, conj. Osvaldo frota 1, Cidade Nova, prox. ao campo do Osvaldo Frota. Vanice
*Av. Laguna n° 68A Lírio do Vale 1 - Distribuidora Assante - Todos os dias a partir das 14h
*Rua 174, nº 24, Cidade Nova 3, núcleo 15, Zona norte. Todos os dias, de 09h as 19h. Responsável: Larissa
*Faculdade Estácio, na avenida Constantino nery, próximo a panificadora Cintia. Procurar a recepção da coordenação acadêmica e também a unidade na Djalma Batista, procurar a coordenadora Adriana
*Fametro, unidade 3 - entrada pela Constantino ou Djalma, procurar a coordenação de Psicologia
*Dom Bosco da Zona Leste, Próximo ao Terminal 5
*Ana Braga, sala de Marketing 4° período, bloco BB. Responsáveis: Fernanda e Bruna. Telefone para contato: 992982637
*Conjunto Morada do Sol: avenida Via Lactea, 607, bairro Aleixo. (Pode deixar na portaria no nome de Saadya).

Publicidade
Publicidade