Publicidade
Cotidiano
Notícias

Grupo empresarial LIDE completa 10 anos

Comandado por João Doria Jr., o grupo abrange 51% do PIB privado nacional, com 1400 empresas filiadas e está presente em 11 países e quatro continentes 21/07/2013 às 17:08
Show 1
Cineasta James Cameron participou do LIDE Sustentabilidade em Manaus
Jornal A Crítica Manaus (AM)

Em 10 anos de existência, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais ultrapassou suas metas tanto em número de filiados quanto em conquistas para a sociedade e, hoje, a iniciativa – única nesses moldes –, pode ser considerada a principal voz do empresariado nacional. Sua importância se traduz nos inúmeros projetos levados adiante a partir de fóruns, debates e reuniões entre representantes do governo e do setor privado.

A ideia da criação do grupo surgiu durante encontros agendados pelo jornalista e publicitário João Doria Jr. com empresários brasileiros de destaque e importância. Desde aquela época, o intuito era promover a integração entre empresas, organizações e entidades privadas, sensibilizar o empresariado brasileiro para a importância de seu papel na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e consciente e fomentar o debate sobre temas de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Em 2003, 100 empresas assinaram a primeira carta de intenção para a fundação do grupo. Em menos de cinco anos, a participação aumentou para 400 empresas e, atualmente, o LIDE conta com 1.400 filiados (contando com as unidades nacionais e internacionais), que representam 51% do PIB privado brasileiro.

Para intensificar a mediação entre os setores público e privado, o LIDE criou comitês de gestão para diversas áreas, como Agronegócios, Cidadania, Comércio, Conteúdo, Cultura, Economia, Educação, Empreendedorismo, Esporte, Futuro, Indústria, Inovação, Internacional, Jovem, Logística, Mulher, Saúde, Solidariedade, Sustentabilidade e Turismo.

O LIDE conta com unidades regionais, internacionais e setoriais. No Brasil, são 11 unidades distribuídas em todo território nacional: Amazonas, Bahia, Brasília, Goiás, Interior SP1, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O LIDE está presente em outros 11 países: Brasil, Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Moçambique, Portugal e Uruguai.

Publicidade
Publicidade