Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019
MUDANÇA

Guerrilheiros das Farc anunciam que serão partido político a partir de 1º de setembro

A mudança acontece após as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia permanecerem mais de 50 anos na clandestinidade



farc_120904__medeamaterial.jpg Foto: Agência Brasil
24/07/2017 às 14:26

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta segunda-feira (24) que a partir de 1º de setembro se converterão em um partido político legal, após permanecerem mais de 50 anos na clandestinidade.

Um dos máximos dirigentes da guerrilha, Carlos Lozada, confirmou a notícia em entrevista coletiva, mas não especificou quantos integrantes haverá no novo movimento nem como ele se chamará. “É preciso esperar as conclusões da nossa última reunião plenária a partir de 27 a 30 de agosto”, comentou.



Outro dos principais dirigentes das Farc, Iván Márquez mostrou-se preocupado com o assassinato de vários membros do grupo, após ter sido firmada em novembro a paz com o governo do presidente Juan Manuel Santos. Segundo ele, seis guerrilheiros das Farc que haviam recebido indulto foram assassinados após deixarem as prisões, quando tinham ido visitar parentes.

Até o momento, as autoridades não se pronunciaram sobre as denúncias. Há mais de um mês, as Farc entregaram mais de 7 mil armas a 450 observadores internacionais da Organização das Nações Unidas em 26 zonas rurais do país. Fonte: Associated Press.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.