Publicidade
Cotidiano
Notícias

Há sete meses sem receber incentivos, empresários cobram reunião do Conselho da Suframa

Última reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS), que oficializa a concessão de incentivos para as empresas, ocorreu em 14 de agosto de 2014 14/03/2015 às 11:17
Show 1
O destino de pelo menos 80 projetos de empresas do PIM depende da reunião
Juliana Geraldo Manaus (AM)

Pelo menos 80 projetos para implantar ou expandir empresas no Polo Industrial de Manaus (PIM) estão em compasso de espera pela próxima reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS). 

A reunião, que oficializa a concessão de incentivos federais para as empresas, não é realizada desde 14 de agosto do ano passado, e provoca insatisfação e desânimo em empresários interessados em aplicar recursos no PIM.

“Sabemos que em torno de 80 projetos já estão analisados e empresários aguardam apenas a reunião para iniciar os investimentos, mas a lista de interessados poderia ser muito maior se o tempo entre uma reunião e outra não fosse tão grande”, argumentou o consultor econômico, Ailson Rezende.

Segundo ele, a pressão dos empresários em torno da realização do Cas não para de crescer. “Eles cobram a liberação dos incentivos porque  se interessam em investir na região, mas a demora tem feito muitos repensarem o destino destes recursos”, apontou Ailson.  

Cobrança

O consultor e economista, José Laredo, reforça a pressa dos investidores em resolver o impasse. “Eles querem resolver logo a situação e quanto mais uma data  definitiva para a reunião demora a ser marcada, mas eles ficam irritados, o que pode provocar sim, uma redução de interesse no nosso parque fabril”, enfatizou.

Ele cobrou ainda o retorno da realização sistemática das reuniões. “O investidor  trabalha com contrato de risco. Então o tempo é, literamente, dinheiro para ele. Portanto, mesmo que apenas dez projetos estejam aguardando aprovação, é preciso que haja a reunião a cada dois meses. O negócio dos empresários e, consequentemente, nossa economia dependem disso”, criticou.

Previsão 

Após sete meses sem realizar a reunião, o ministro  do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), garantiu na última quinta-feira (12), a realização do Cas em abril. Segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a definição da data exata,  depende da agenda do ministro .  

Publicidade
Publicidade