Sábado, 25 de Maio de 2019
Solidariedade

Hemoam convoca, em caráter de emergência, doadores novos e já fidelizados

Além do próprio Hemoam, na avenida Constantino Nery, com atendimento de segunda a sábado das 7h às 18h, outro local de coleta de sangue é a Maternidade Ana Braga, localizada na alameda Cosme Ferreira, de segunda à sexta das 8h até 13h30



sangue3.JPG
Apesar de apresentar baixa em todos os fatores sanguíneos, os tipos ‘O positivo’ e ‘O negativo’ são os que estão em um nível mais crítico de estoque / Foto: Arquivo/AC
30/12/2016 às 05:00

O estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) para abastecer a capital neste fim de ano, período em que a demanda aumenta, é considerado “crítico”. Apesar de apresentar baixa em todos os fatores sanguíneos, os tipos ‘O positivo’ e ‘O negativo’ são os que estão em um nível mais crítico de estoque. Por conta da emergência, a direção da fundação está convocando, em caráter de urgência, doadores voluntários para atender ao estoque.

Neste período de fim de ano, as unidades de saúde costumam aumentar suas necessidades tendo em vista as festas, porém o estoque de sangue está em situação crítica. “Infelizmente, as pessoas não têm comparecido ao Hemoam e nosso estoque de bolsas está baixo para os tipos ‘O positivo’ e ‘O negativo’, e precisamos com urgência desses tipos sanguíneos, uma vez que na ausência de outros fatores (tipos de sangue) eles podem atender até que a demanda se estabilize”,  informou  Sônia Yara, da assessoria do Hemoam.

Além do próprio Hemoam, na avenida Constantino Nery, com atendimento de segunda a sábado das 7h às 18h, outro local de coleta de sangue é a Maternidade Ana Braga, localizada na alameda Cosme Ferreira, de segunda à sexta das 8h até 13h30. “Aproveito a oportunidade para pedir aos doadores que já são fidelizados, que já fazem uma doação regular, que venham ao Hemoam para nos ajudar a manter o estoque regular. E para aqueles que nunca doaram que venham também fazer”, destacou o presidente em exercício do Hemoam,  Rodrigo Leitão. 

“Dê ao seu amigo oculto uma bolsa de sangue”, destacou a doutora Socorro Viga, gerente do Ciclo de Sangue. A Fundação Hemoam informa que haverá expediente nos dias 24 (sábado) e 31 (sábado) no horário das 7h às 12h. Para mais informações acesse www.hemoam.am.gov.br ou ligue para 3655-0140 / 0166.

Demanda

Para a fundação, além da sensibilidade dos funcionários que fazem a captação do sangue, essa diminuição no estoque  é medida pelo aumento de 20%   a 30% nos atendimentos médicos da rede pública de saúde, fato que se reflete na demanda de sangue para a população. Depois de dezembro, o segundo mês mais crítico é outubro, que tem como feriados públicos os dias 12 (dedicado à Nossa Senhora Aparecida) e 24 (aniversário de Manaus). 

Atendimento

O Hemoam atende, mensalmente, cerca de 10 mil pessoas, entre primeira vez de atendimentos e retornos. Metade desse público é de crianças, informa a direção da instituição.
 

Entre 18 e 69 anos

Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade também podem doar, mas devem ter autorização dos pais ou responsáveis. O doador precisa estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.