Publicidade
Cotidiano
Eleição presidente Câmara dos Deputados

Henrique Alves é o novo presidente da Câmara dos Deputados

Atual presidente, deputado Marco Maia (PT-RS) é quem conduz sessão plenária que vai escolher além do novo presidente a nova mesa diretora da Câmara Federal 04/02/2013 às 12:47
Show 1
Deputado Henrique Eduardo Alves
acritica.com (*) Manaus

A Câmara dos Deputados elegeu na manhã desta segunda-feira(4) a nova mesa diretora da Casa e  novo presidente da Câmara para os próximos dois anos. Em sessão plenária aberta às 10h30 da manhã ( horário de Brasília), o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), conclamou os demais parlamentares e fez um discurso de balanço do seu período à frente do parlamento federal.

Quatro candidatos disputavam a sucessão de Marco Maia: Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Rose de Freitas (PMDB-ES), Júlio Delgado (PSN-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ).

Para a eleição desta segunda-feira, foram instaladas 19 urnas eletrônicas no plenário da Casa, para registrar os votos dos 513 deputados. Além da escolha do presidente, haverá também a eleição dos dois vices, quatro secretários e igual número de suplentes.

A primeira candidata a apresentar suas propostas caso eleita presidente, foi a deputada pelo PMDB  do ES, Rose de Freitas. A candidata que possui sete mandatos, prometeu que, se for eleita, vai colocar em votação a proposta de Orçamento impositivo, além de mudar o critério de distribuição das relatorias de projetos.

O candidato oficial do PMDB à presidência da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, que já era visto como favorito à presidência acabou sendo eleito. Ele recebeu 271 votos e foi eleito em primeiro turno, em sessão que contou com a presença de 496 deputados.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), ficou em segundo lugar, com 165 votos, seguido de Rose de Freitas (PMDB-ES), que recebeu 47, e Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 11 votos. Foram registrados três votos em branco.

Depois de saudado por Marco Maia, seu antecessor, Henrique Alves fez um discurso emocionado  e enfatizou que chegou até ali pelo trabalho" trabalho, coerência e compromisso com o parlamento". Henrique Eduardo Alves é deputado federal de 11 mandatos e está há 42 anos na Câmara dos Deputados.


(*) Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade