Henrique Oliveira desiste de candidatura própria e será vice de José Melo
Base do atual governador cresce cada vez mais com o apoio de nomes de peso da política amazonense

O deputado federal Henrique Oliveira (SSD) anunciou na manhã desta quinta (26) a desistência da candidatura a governador do Amazonas, bem como o apoio à reeleição do atual ocupante do cargo, José Melo (Pros), na condição de vice.
A decisão, anunciada no Buffet Styllus, na Av. Brasil, Compensa, Zona Oeste de Manaus, amplia a base de apoio do governador, que agrega cada vez mais nomes de peso do cenário político local, como o prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), o ex-governador e atual candidato ao Senado Omar Aziz (PSD) e o senador Alfredo Nascimento (PR), além de definir a principal oposição à candidatura do senador Eduardo Braga (PMDB).
Apoio a Aécio contraria direções nacionais das siglas, mas foi condição para obter o apoio do prefeito Artur Neto (Janaína Andrade)
Ao mesmo tempo, ela mostra que a política do Amazonas caminha de forma às vezes independente em relação a Brasília, já que o PR, partido presidido por Nascimento, que oficialmente é da base da presidente Dilma Rousseff (PT), decidiu apoiar um nome ligado ao candidato Aécio Neves, do PSDB, principal opositor da presidente nestas eleições. A orientação do Pros, de Melo, e do PSD, de Aziz, também foi a favor de Dilma, mas contrariada por seus representantes locais.
Alfredo e Hissa saem candidatos a deputado
Candidatos a governador em 2010, o senador Alfredo Nascimento (PR) e o vice-prefeito de Manaus Hissa Abrahão (PPS) vão disputar a eleição deste ano como candidatos a deputado federal. Adversário de Omar Aziz (PSD) e José Melo (Pros) nas eleições daquele ano, Alfredo Nascimento vai apoiar a candidatura do atual governador e não concorrerá à reeleição. A informação foi confirmada ontem pela assessoria do senador. Já Hissa Abrahão caminha para ingressar na campanha ao governo capitaneada pelo senador Eduardo Braga (PMDB).
* Com informações da repórter Janaína Andrade.