Publicidade
Cotidiano
Notícias

Home Office: trabalho na comodidade de sua casa

Economia e aumento de produtividade do colaborador. Esta é a proposta do home office, que agora já é vendido como serviço por empresas de TI 29/11/2015 às 13:19
Show 1
Serviço de telecomunicação consiste em instalação de Internet, sistemas on demand, pacote de produtos e conexão remota
Cinthia Guimarães Manaus (AM)

Imagina a vantagem de trabalhar em casa, com horário flexível, sem pegar o estresse do trânsito diário, sem se vestir com protocolo, ter a opção de comer em casa e aproveitar mais tempo livre para cuidar da vida pessoal e familiar? Isso tudo é possível com a proposta do home office (escritório em casa), uma opção de trabalho remoto que tem sido adotada por várias empresas e profissionais, em comum acordo.

Uma delas é a Oi, que lançou no ano passado a Oi Smart Office, solução integrada para implementar a gestão de trabalho remoto de colaboradores, direcionada tanto para grandes corporações quanto à pequenas e médias empresas. O pacote, que tem atendimento unificado, é pioneiro no Brasil, traz também soluções de telecom, controle de jornada e produtividade (inclusive por biometria) e aplicações de TI em nuvem.

Quem explica mais é Roni Wajnberg, diretor da Oi no segmento B2B. No Smart Office, o funcionário tem acesso a todos os setores da empresa, através de sistemas próprios que são instalados com ferramentas de segurança da informação. O controle do trabalho pode ser realizado via conferência com os gestores, através de programas que permitem compartilhar o que o funcionário está fazendo.

“Pode ser adotado para qualquer tipo de cargo, principalmente da área administrativa. Nossa solução enderaça o controle rígido da jornada de trabalho”, explica. “Tudo fica gravado nos servidores da empresa”, acrescenta Roni.

Pessoas com necessidades especiais, com problemas de mobilidade, mães de filhos pequenos ou mesmo quem faz a opção por estilo de vida se enquadram neste perfil de profissional.

Vantagens

Entre as vantagens para a empresa estão: redução de custos de infraestrutura, rotatividade das pessoas, motivação do trabalhador e inclusão de PCD (pessoa com deficiência). Para o colaborar, o privilégio está na maior vivência com a família e economia de tempo com o deslocamento diário, que nas grandes cidades chega a ser de quatro horas por dia.

Segundo Roni, a Oi avalia que há um aumento de produtividade de 30% com o home office, mas há empresas que alcançam até 50% de maior aproveitamento do trabalho dos seus colaboradores.

Mas devem ser feitos alguns questionamentos antes da decisão. Será que as pessoas topariam sair do ambiente corporativo? Isso é importante para sua qualidade de vida? Sair mais cedo do trabalho e compartilhar mais momentos em família é importante? O tempo de deslocamento de casa-trabalho-casa é significativo?

A decisão é bilateral. O colaborador pode optar pelo trabalho em tempo integral ou tempo parcial. Mas o especialista acrescenta que é importante que o colaborador se apresente periodicamente na empresa para conversar sobre tarefas, entregar resultados e metas.

Pixabay

Entre as vantagens para a empresa que adota o home office estão redução de custos de infraestrutura, rotatividade das pessoas, motivação do trabalhador e inclusão de PCD.

Blog: Ricardo Castelo, Publicitário

“Já tem uns três anos que trabalho na modalidade home office. A empresa em que eu trabalho obriga todo mundo a fazer uma vez a cada 15 dias o home office. A vantagem é a flexibilidade de horário, principalmente pelo trânsito, e de conseguir resolver os problemas pessoais neste dia, como obra em casa, médico, consertos, etc. A desvantagem é perder o contato diário com o escritório. Os processos de aprovação de campanha, veiculação de publicidade e relatórios acontece tanto em casa quanto no escritório. Você vai vendo o que a pessoa vai fazendo de acordo com as tarefas que ela vai entregando. No meu caso, eu produzo tão bem como funciono no escritório. O home office funciona bem quando há o comprometimento de todos com o resultado final”.

Serviço

O Oi Smart Office oferece conectividade à internet, disponibilidade de rede com redundância em 3G ou 4G e conexão segura entre o ambiente residencial e a rede corporativa. Permite o controle de jornada e produtividade do colaborador, comunicação unificada (chat, voz, vídeo, conferência e compartilhamento de documentos) e aplicações corporativas como e-mail e sharepoint.


Publicidade
Publicidade