Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Notícias

Home offices: ideias na hora de levar o trabalho para casa

Se houve um tempo em que eles eram locais austeros da casa, hoje arquitetos, decoradores aconselham que os escritórios sejam mais a cara de quem o utiliza



1.jpg O publitário Victor Israel investiu num ambiente intimista e lúdico, inspiração para o trabalho criativo
04/03/2016 às 18:14

Com o advento da Internet, o trânsito caótico das grandes cidades e a necessidade quase vital de economizar tempo, muitos profissionais liberais tem escolhido trabalhar em casa. No projeto original ou adaptados, esses escritórios domésticos, ou home offices, viraram uma tendência da arquitetura contemporânea e dizem muito sobre o estilo de vida de quem os utiliza, seja para o trabalho, seja para um projeto esporádico, fora do escritório externo da empresa.

Mas se houve um tempo em que os home offices eram locais austeros da casa, já que aludiam à seriedade do trabalho que deveriam inspirar, hoje arquitetos, decoradores e até a turma do “faça você mesmo” têm preferido um estilo de decoração que seja mais a cara de quem vai utilizar o espaço. Afinal, são ao mesmo tempo parte da casa e da vida profissional de seus moradores.

Mas o que anda mais em voga quando o assunto é home office? Para o arquiteto Allan Lacerda, da Mega Arquitetura e Urbanismo, o mais importante é que o ambiente do escritório caseiro seja inspirador para quem o utiliza, de preferência adotando características de gosto pessoal do profissional. Quanto ao estilo da decoração, segundo ele, a tendência atual é a utilização de revestimentos 3D para as paredes, alguns toques de ponto focal de cores mais fortes e estimulantes, além dos mixes de estampas. Alguns desses detalhes são possíveis observar no ambiente desenvolvido por ele e pelo também arquiteto Paulo Brasil apresentado nesta matéria (foto abaixo).

Estilo: Home office criado pela Mega mistura conforto e sobriedade

Cores

Outro ponto importante, diz ele, é na utilização da cores e da iluminação. “Para trazer mais conforto na hora que a pessoa precisa de atenção, mas também em momentos que a pessoa precisa relaxar, podemos utilizar a iluminação num tom mais amarelado”, indica o profissional. “As cores mais fortes dever ser usadas em outros ambientes para estimular, mas o no Home Office também pode e deve ter uma atmosfera mais serena e calma”, pondera.

Adaptando

Dona de um blog de moda, Lu Cordeiro, prefere fazer e publicar seus posts dentro de casa. O marido, empresário, também se utiliza do ambiente doméstico para verificar processos e pagar contas. A solução foi improvisar. Usando a estrutura que pertencia a um quarto, ela e o marido decidiram montar um escritório híbrido: metade dele, metade dela, e cada parte cheia da personalidade de cada um. O ambiente é tão inspirador quanto pretende ser. “Já fiz até propaganda para uma ótica de Manaus filmada dentro do escritório”, gaba-se Lu, cujo bom gosto e elegância se veem refletidos no ambiente.

A blogueira Lu Cordeiro decorou seu próprio home office

Da mesma forma fez o publicitário Victor Israel. Improvisando um espaço dentro do próprio quarto, ele instalou um escritório que só se diferencia de uma agência publicitária pelo aspecto porque está instalada num ambiente totalmente íntimo e pessoal. Com apoio da Quest Arquitetura Criativa, ele montou o espaço com objetos e outros elementos alusivos à cultura pop e a seus gostos pessoais. Deu certo.“Eu pensei em deixar o ambiete bem criativo com elementos que me inspirem. Então além de seguir decoração meio fábrica, tem elementos rústicos e outro modernos”, diz o publicitário, que tem um canal de gastronomia no YouTube -  o É de Comer! - e atribui ao trabalho criativo a necessidade de um ambiente mais informar e lúdico.

Este, aliás, é um dos pontos importantes da decoração de um home office: o ambiente deve ter relação não apenas com os gostos pessoais de quem o utiliza, mas com a profissão do mesmo. Enquanto um trabalho criativo pede um ambiente mais divertido e diversificado, profissões formais tendem a sintonizar melhor com um espaço mais sóbrio.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.