Publicidade
Cotidiano
Doação

Hospital Adriano Jorge inicia campanha sobre doação de órgãos e tecidos

A atividade é realizada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da instituição 28/09/2016 às 09:54
Show foto evandro
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realiza nesta quarta-feira (28), uma campanha interna sobre Doação de Órgãos e Tecidos (Foto: Evandro Seixas)
Silane Souza Manaus (AM)

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realiza nesta quarta-feira (28), uma campanha interna sobre Doação de Órgãos e Tecidos, destinada aos servidores e acompanhantes de pacientes internados. A atividade é realizada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da instituição em parceria com a Central Estadual de Transplantes.

A programação iniciou às 9h com um culto ecumênico, seguido de homenagem aos primeiros pacientes transplantados de fígado na FHAJ. A importância da Doação de Órgãos e Tecidos será debatida com a exibição de um vídeo. No período da tarde, das 14 às 17 horas, será exibido o CineCihdott, com previsão de atividades lúdico-educativas junto aos participantes.

A enfermeira Andréa Alexandre, da Central Estadual de Transplantes, destaca que o Estado ainda tem um índice de recusa grande por desconhecimento e desejo do paciente e também por questões religiosas, mas no geral o número de doações tem aumentado. "Os hospitais tem as suas CIHDOTT que trabalham a divulgação junto aos pacientes e seus parentes porque a doação só se concretiza se a família autorizar", observou.

O diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, disse que além de esclarecer dúvidas de servidores, informar e sensibilizar os diversos públicos são essenciais para o sucesso do transplante. "Além disso, queremos incentivar os servidores a conversar com a família sobre a doação de órgãos”, enfatizou.

Publicidade
Publicidade