Sábado, 16 de Outubro de 2021
Retomada dos atendimentos

HPS Delphina Aziz volta a realizar procedimentos oferecidos antes da pandemia

A partir desta sexta-feira serão ofertadas 86.471 exames e serviços terapêuticos e 11.990 consultas no hospital



show_robinho_EA10024D-8B25-4737-A127-3C2A1FEB7B13.jpg Foto: Arquivo SES-AM
24/09/2021 às 11:09

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou, na manhã desta sexta-feira (24), o retorno dos procedimentos que o Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz realizava antes de ser tornar referência no combate à Covid-19 no Amazonas. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada no auditório da unidade hospitalar localizada na avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus.

Como parte dos projetos Consulta+ e Examina+, Wilson Lima anunciou que a partir desta sexta-feira serão ofertadas 86.471 exames e serviços terapêuticos e 11.990 consultas no hospital. Além disso, o governador adiantou que na próxima semana realizará outro anúncio que informará o retorno e quantitativo dos procedimentos cirúrgicos do Delphina Aziz.

“O Hospital Delphina Aziz começa a dar vazão aos procedimentos que não tem relação com a Covid-19 e estavam parados. Vamos fazer um quantitativo significativo de exames. E estamos preparando também essa estrutura para começar as cirugias nos próximos dias. Aqui tem 11 centros cirúrgicos que ficaram parados desde 2015. Quando eu assumi o governo em 2019, dos seis andares dessa unidade, apenas dois funcionavam. Só havia 10 leitos de UTI em funcionamento, hoje nós temos 132 leitos de UTI ativos”, descreveu Lima.

O governador acrescentou que a meta do Programa Saúde Amazonas é reduzir o tempo de espera que o cidadão amazonense enfrenta para conseguir realizar qualquer procedimento médico no estado.

“Nós tínhamos um planejamento para diminuir essa demanda represada que nós temos de exames e consultas. Nossa meta é a partir de janeiro de 2022 dar uma garantia para o cidadão e paciente, que ele não espere por mais de 30 dias para fazer um procedimento de exame ou de consulta. Isso será inédito no Amazonas. Vamos começar as cirurgias com uma capacidade muito grande pois nenhum hospital”, acrescentou o governado.

 

Índices favoráveis

 

Wilson Lima aproveitou o momento para destacar os índices baixos de internação e mortes pela Covid-19 no Amazonas. Segundo o governador, os números favorecem o Estado a estar mais perto de uma “normalidade sem o vírus”.

“Nós temos mais de 50 municípios no interior sem nenhuma internação por Covid-19; já registramos nesse mês de setembro, seis dias sem nenhuma morte por Covid-19; hoje vamos fazer um evento-teste que vai servir de parâmetro para realizarmos outros eventos; temos aí o jogo da seleção brasileira com 30% de público que também vai ser importante para utilizarmos como parâmetro para o retorno da normalidade nas nossas vidas; estamos aplicando a terceira dose da vacina; temos o retorno das atividades letivas com aulas em pleno funcionamento tanto na capital quanto no anterior; com índices bem baixos de Covid-19”, declarou Lima.

Entretanto, o governador ressaltou a continuidade do uso dos protocolos sanitários que visam o combate ao coronavírus. “Mas é claro que precisamos continuar adotando e seguindo com os protocolos de uso de máscaras, evitando aglomeração, uso de álcool em gel e dessa forma a gente vai conseguir voltar à normalidade de nossas vidas”, concluiu.



News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.