Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
INTERIOR

Humaitá lidera ranking de candidaturas impugnadas por analfabetismo

Foram 83 pedidos de registro impugnados. O que representa 38% do total apresentado pelo Ministério Público (MP) nos demais municípios, com exceção de Manaus



show_educacao8581_544B71C5-DCE1-4609-9134-8AC80F2A1E0A.jpg Foto: Reprodução/Internet
07/10/2020 às 15:53

O analfabetismo é uma das principais causas de impugnação em Humaitá , distate  699,9 km de Manaus, município que lidera o ranking, no interior do Estado, de candidaturas contestadas. Foram 83 pedidos de registro impugnados. O que representa 38% do total apresentado pelo Ministério Público (MP) nos demais municípios, com exceção de Manaus.

Em nota, o promotor eleitoral Wesley Machado Alves explicou que, muitos candidatos não apresentaram comprovantes de alfabetização ou apresentaram documentos insuficientes para a comprovação desse critério para o exercício da elegibilidade.



Ele também cita a incompatibilidade pelo exercício de cargo público, pois, em diversas consultas, houve a constatação de que candidatos não informaram ser servidores ou não comprovaram o efetivo afastamento de suas funções para que pudessem participar das eleições.

Disse também que há ausência de quitação eleitoral; inexistência de apresentação de documentos comprobatórios do preenchimento das condições de elegibilidade.

Mas ressaltou, na nota, que os candidatos podem suprir a omissão ou demonstrar o preenchimento da exigência legal ou constitucional para participar das eleições e o juiz, nessa situação, deve deferir o registro de candidatura.

No ranking de impugnações, Coari e Guajará ocupam a segunda colocação com 11 processos cada. Em seguida aparece Tabatinga com nove; Itacoatiara, Maués e Presidente Figueiredo com sete, cada. As treze zonas eleitorais de Manaus totalizam, segundo relação divulgada pelo Ministério Público, 95 contestações de candidaturas.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.