Publicidade
Cotidiano
APOIO

Idam completa 20 anos e investe em infraestrutura no atendimento ao produtor

O órgão realiza nesta sexta uma programação com homenagens, mostra de produtos da agricultura familiar e entrega de veículos e equipamentos 16/03/2016 às 15:15 - Atualizado em 16/03/2016 às 15:16
Show manaus amazonas amazonia producao rural prejudicada enchente amazonas economia agricultore acrima20140829 0001 15
No Amazonas, grande parte dos alimentos que abastecem os mercados locais são oriundos da agricultura familiar (Arquivo/A CRÍTICA)
ACRITICA.COM MANAUS

Em comemoração aos 20 anos de serviços prestados aos agricultores familiares/produtores rurais do Estado, o Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realiza nesta sexta-feira (18), uma programação com homenagens, mostra de produtos da agricultura familiar e entrega de veículos e equipamentos.

O evento acontecerá no auditório do Centro Universitário Luterano de Manaus Ceulm/Ulbra (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460, Japiim II, bloco F), a partir das 9h.

No estacionamento da Ulbra serão montadas barracas para receber agricultores familiares dos municípios de Presidente Figueiredo, Iranduba, Rio Preto da Eva e Zona Rural de Manaus, que irão comercializar durante o evento produtos como banana, mamão, abacaxi, citros, maracujá, cheiro-verde, couve, alface, maxixe, açaí, macaxeira, peixes, aves, ovos, dentre outros.

Os veículos (quadriciclo, motocicleta e veículo utilitário) e equipamentos (GPS, microcomputador, notebook, impressora, data show, motor de popa 40 HP e nobreak) serão entregues às Unidades Locais do Idam dos municípios de Anori, Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Novo Airão, Novo Remanso, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Urucurituba como infraestrutura de apoio ao serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desenvolvido no Estado.

Além do apoio na infraestrutura de equipamentos e transporte, está prevista a inauguração de três Unidades Locais do Idam (Caapiranga, Novo Airão e Iranduba) para o início de abril. O espaço visa ampliar o atendimento realizado pelos técnicos nos municípios.

Produção

No Amazonas, grande parte dos alimentos que abastecem os mercados locais são oriundos da agricultura familiar. A avicultura, por exemplo, é uma atividade em crescimento e autossuficiente, com destaque na região metropolitana de Manaus.

Ao todo, são mais de 3,15 milhões de aves com uma produção de 1,71 mil toneladas de carne e 1,49 milhões de caixas de ovos por ano. Na avicultura caipira a atividade gera ocupação econômica e renda para mais de 16 mil famílias.

Assistência ao produtor

O serviço da Ater iniciou em 1966 com a Associação de Crédito e Assistência Rural do Amazonas (Acar), e posteriormente (1977) o governo estadual criou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Amazonas (Emater), extinta em 1993. O serviço teve continuidade no Estado com a criação do Idam em 1996.

O Idam está presente em todo o Amazonas por meio de 66 Unidades Locais com objetivo de supervisionar, coordenar e executar as metodologias de Ater voltadas as cadeias produtivas agropecuária, florestal, pesca, piscicultura e agroindustrial, como também, nas atividades não agrícolas visando a inclusão social e produtiva dos beneficiários desse serviço.

Publicidade
Publicidade