Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Notícias

IEA celebra 133 anos de atendimento educacional à população do Amazonas

A instituição foi construída no século XIX, no auge do ciclo da borracha. Em comemoração, alunos e servidores estão arrecadando alimentos, brinquedos e roupas para doar a instituições de caridade em Manaus



1.jpg O Instituto de Educação do Amazonas passou por várias fases na história do Estado
29/11/2013 às 21:27

Fundado em 1880 e sendo uma das mais tradicionais instituições de educação do Estado, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) comemora nesta sexta-feira (29), 133 anos de funcionamento. Administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o IEA oferece atendimento na modalidade de educação de tempo integral, atendendo a cerca de mil estudantes dos ensinos Fundamental Médio.

Construído no século XIX, no auge do ciclo da borracha, o Instituto passou por várias fases de atendimento educacional e nos anos 70 foi reconhecido como instituto de excelência focado na formação do Magistério (Escola Normalista). No ano de 2009, já com experiência na Educação Básica, passou a atender a população com a modalidade de ensino em tempo integral.

Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o Instituto é de grande representatividade para a história do Amazonas. “É uma de nossas escolas mais tradicionais e que contribuiu com a formação de centenas de pessoas ao longo de seus mais de cem anos de funcionamento. Consideramos o IEA um ícone que marcou a história da educação regional e a história do próprio Amazonas”, pontuou o secretário.

Para a gestora do IEA, Shirley Maria Vieira de Souza, a data é muito significativa. “Para nós, esses 133 anos representam uma trajetória de muito trabalho e reconhecimento. São anos de dedicação e ajuda mútua e não podemos deixar de mencionar as pessoas que hoje são destaques na sociedade e que fizeram parte de nossa história”, disse a gestora, informando que hoje o instituto conta com 90 funcionários.

Destaque no Enem

O IEA tem se destacado também por favorecer o grande acesso de jovens no ensino superior e também pelos indicadores educacionais obtidos recentemente em avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dentre as escolas públicas estaduais com as maiores médias registradas no Enem de 2012, por exemplo – cujos dados foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação – o IEA aparece com destaque estadual, como a 4ª melhor escola pública no Exame, no qual registrou média geral “500,23”. A escola também conquistou, dentre as instituições públicas, a maior média no Enem em Redação, alcançando o índice de “606,6”.

A respeito da conquista no Enem, a gestora Shirley Souza reforçou a tradição educacional da escola. “Os resultados representam a recompensa pelo trabalho que desenvolvemos, trabalho de muita garra, que supera obstáculos. Acreditamos no potencial dos nossos alunos e quando vemos esse reconhecimento, nos sentimos muito satisfeitos ao ver que nossos esforços estão sendo valorizados”, comentou a gestora.

Ação Solidária

Em comemoração aos 133 anos do IEA, alunos e servidores estão promovendo uma campanha social arrecadando alimentos não perecíveis, brinquedos e roupas para doar a instituições de caridade em Manaus.

O projeto, intitulado “Casa Vida”, implantado na escola desde 2010, faz parte de uma ação que visa contribuir com o trabalho desenvolvido nessas unidades beneficiadas, além de propiciar aos estudantes a oportunidade de conhecer um pouco da realidade das crianças que a instituição atende.

As doações podem ser realizadas no próprio IEA, localizado na Rua Ramos Ferreira, nº 875, centro de Manaus.

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.